Marcelo abriu oficialmente as comemorações do 10 de Junho

Marcelo abriu oficialmente as comemorações do 10 de Junho


“Em Paris serão condecorados aqueles que tiveram atos de heroísmo”


O içar da Bandeira Nacional ao som do hino português, esta manhã, no Cais das Colunas, em Lisboa, pelo Presidente da República abriu oficialmente as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

“Aqui o que há de novo é que, em vez de ser uma utilização ramo a ramo, é uma cerimónia que cobre todas as Forças Armadas. Inovação e nada mais do que isso”, explicou o Marcelo Rebelo de Sousa, ao ser questionado sobre a decisão de utilizar este local para realização da cerimónia de abertura das comemorações.

O Presidente procedeu, em seguida, a uma visita às atividades militares na Ribeira das Naus, local onde justificou a inexistência de condecorações de políticos ou empresários.

“Estas cerimónias do 10 de Junho são cerimónias militares e, portanto, serão condecorados militares. Há muitos outros que têm comportamentos que merecem ser galardoados, mas o ano tem mais 364 dias”.

Esta tarde, Marcelo irá ainda visitar o Museu do Combatente, no Forte do Bom Sucesso.

O dia termina com a apresentação de cumprimentos pelo Corpo Diplomático ao Presidente da República, que irá ocorrer no Palácio da Cidadela, em Cascais, por volta das 20h.

Amanhã, Marcelo desloca-se à capital francesa para participar na primeira cerimónia do dia de Portugal fora do país.

“Em Paris serão condecorados aqueles que no fundo tiveram atos de heroísmo”, realçou. Na perspetiva de Marcelo Rebelo de Sousa, no dia 10 de Junho devem ser condecorados “aqueles que do quadro militar ou civis, tiveram atuações que se aproximam da ideia de heroísmo ou de bravura”.

A cerimónia em Paris irá contar ainda com a presença do primeiro-ministro, António Costa, e com o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues.

Ainda assim, o Presidente da República irá fazer uma intervenção durante a cerimónia comemorativa, que irá ocorrer amanhã, por volta das 10h, no Terreiro do Paço.