Mítico “Senhor do Adeus” pode vir a ter homenagem no Saldanha

Mítico “Senhor do Adeus” pode vir a ter homenagem no Saldanha


Residente apresentou proposta no âmbito do orçamento participativo da junta de Arroios 


Afastava a solidão acenando todas as noites a quem passava no Saldanha, em Lisboa. João Manuel Serra, conhecido dos lisboetas como o Senhor do Adeus, morreu em 2010 aos 79 anos. Chegou a haver uma petição a pedir uma estátua para o homenagear, mas o projeto nunca avançou. Agora, poderá ser a junta de freguesia de Arroios a concretizá-lo.

Filipe Beja, de 31 anos e residente em Arroios, é o autor da proposta “Memória do Senhor do Adeus” que vai estar em votação no orçamento participativo. A ideia, explicou ao i, seria promover um concurso criativo de onde sairia a homenagem ao Senhor do Adeus, dando a Junta verbas ao vencedor para concretizar a obra. “Poderá ser uma estátua ou quem sabe algo mais tecnológico, como um holograma, que até pudesse replicar o adeus”, exemplifica.

A ideia vem da memória de ver João Manuel Serra no Saldanha mas também de continuar a haver lisboetas que o evocam. Beja dá como exemplo um grupo que se reúne semanalmente para ir ao cinema, mantendo uma tradição que começou em 2009. Todos os domingos, Serra ia ao cinema pelas 20h30 com o músico e realizador Filipe Melo e com Tiago Carvalho e faziam uma crítica do filme. “Agora que estão em curso obras no eixo central de Lisboa e vai ser remodelada a praça Duque de Saldanha, com mais área pedonal, era uma boa altura para aproveitar o espaço da cidade para este tipo de memória e ícones”, defende Filipe Beja.

O projeto é uma das 32 propostas submetidas ao orçamento participativo de Arroios. A lista provisória de projetos é conhecida hoje e as votações finais arrancam no dia 25 de Junho. Não é a primeira vez que o autor da proposta participa nos orçamentos participativos da cidade. No ano passado, viu seguir em frente uma proposta à câmara para reabilitar o mercado de Alvalade Sul. “Há muitas pessoas que ficam desiludidas por não verem as propostas ser concretizadas, mas acredito que vale a pena participar”. Ciclista, Beja dá como exemplo as calhas para transporte de bicicletas instaladas em escadas na zona de Arroios e Avenidas Novas, também fruto das propostas dos moradores.