O ministro da Saúde foi apanhado no parlamento a comer bolinhas de chocolate no dia em que anunciou que as máquinas de vending nos SNS vão deixar de ter alimentos prejudiciais para a saúde.
O incidente, depressa notado pela oposição social-democrata, foi ultrapassado com sentido de humor: o ministro e os secretários de Estado regressaram do intervalo da audição na comissão de saúde com um prato de maçãs da zona Oeste (deliciosas por sinal, estão à venda na cafetaria do parlamento).
Questionado sobre o assunto, o ministro disse que não está em causa proibir ninguém de comer chocolate, mas sim apresentar alternativas saudáveis. E explicou que numa audição de tantas horas o chocolate dava energia.
Explicações dadas, terão sido os maltesers a melhor escolha? O i fez uma pesquisa de mercado e, entre 12 marcas conhecidas dos portugueses, mostramos quais são as opções menos calóricas – isto sem entrar no mundo dos chocolates dietéticos ou com stevia em vez de açúcar refinado. Podíamos comparar as quilocalorias por 100g, mas usámos como critério quatro quadrados no caso de tabletes ou a embalagem nos chocolates em tamanho snack – é que raramente se come só um dedo de twix ou metade do pacote de kit kat, como recomendam as marcas. Se quer fazer as escolhas certas, tenha atenção aos rótulos. E se quiser ter um ponto de comparação, uma maçã média tem 72 kcal.
1. Chocolate preto (marca branca) – 4 quadrados – 86 kcal
2. Chocolate de leite milka – 4 quadrados -89 kcal
3. Crunch – 4 quadrados – 130 kcal
4. Chocolate amêndoa e chocolate de leite da Regina – 135 kcal
5. Maltesers – 185 kcal
6. Mars – 202 kcal
7. Lion – 203 kcal
8. Kit Kat – 218 kcal
9. M&M – 230 kcal
10. Snickers – 241 kcal
11. Twix – 248 Kcal
12. Bounty – 278 kcal