A Unidade de Ação Fiscal (UAF) da GNR deteve esta quarta-feira sete pessoas pela “aquisição, transformação e introdução irregular no consumo de bebidas alcoólicas”. Os elementos do grupo atuavam de forma organizada nos distritos de Lisboa, Setúbal, Santarém, Aveiro e Beja. O grupo colocou milhares de litros de álcool no mercado paralelo, fugindo ao pagamento de impostos.
Segundo a Procuradoria-Geral da República, o grupo atuava “há pelo um ano”, lesando o Estado em “centenas de milhares de euros”. O MP refere ainda que “Os factos em investigação estão relacionados com o fabrico, armazenamento e transporte de bebidas alcoólicas, bem como a respetiva colocação no consumo à margem do controlo e fiscalização das autoridades”.
A GNR refere que foram ontem realizadas 31 buscas, 23 das quais a casas de suspeitos. A operação mobilizou cerca de 200 elementos da UAF e levou à apreensão de 327 mil euros, entre dinheiro vivo (34 mil euros) e bebidas alcoólicas (nove mil litros).
Foram também apreendidas seis armas de fogo, mais de 700 munições, 50 telemóveis e outros equipamentos, numa operação que contou com o apoio da Unidade de Intervenção da GNR e da Unidade Especial de Polícia da PSP.
A operação “Old Brandy” está a ser conduzida no Departamento Central de Investiçação e Ação Penal e quatro dos detidos vão ser hoje presentes a juiz, no Tribunal Central de Instrução Criminal, para que lhes sejam aplicadas as medidas de coação.