EUA. Bernie Sanders vence no Oregon, Hillary Clinton no Kentucky

EUA. Bernie Sanders vence no Oregon, Hillary Clinton no Kentucky


No Kentucky, Hillary Clinton venceu Bernie Sanders por uma margem mínima.


Depois da vitória na semana passada, o democrata Bernie Sanders avançava que o objetivo desta semana era vencer no estado de Oregon. E conseguiu.

Com 54,5% dos votos, Sanders bateu Hillary Clinton, que conseguiu 45,5% dos votos.

Os democratas foram ontem a votos também no Kentucky onde Hillary Clinton saiu vitoriosa, mas por pouco. A democrata conseguiu 46,8% dos votos e Bernie Sanders 46,3%.

A ex-secretária de estado norte-americana festajou a vitória nas redes sociais. "Vencemos no Kentucky. Obrigada a todos os que votaram. Somos mais fortes juntos", escreveu Clinton.

Ainda assim, Hillary Clinton continua à frente de Bernie Sanders quanto ao número de delegados já conseguidos. Hillary já conseguiu 1767 e Bernie Sanders está abaixo com 1488. As próximas votações são então muito importantes para Sanders apesar de, matematicamente, ser quase impossível ultrapassar a adversária. Para conseguir a nomeação são precisos, do lado democrata, 2383 delegados.

Do lado republicano, apesar de Trump estar a concorrer sozinho, os eleitores podem continuar a votar nos candidatos que já desistiram. Ainda assim, Trump saiu vitorioso com 66,9% dos votos e está cada vez mais perto de alcançar os delegados necessários para conseguir a nomeação. 

Trump tem atualmente 1103 delegados e está muito próximo de conseguir os 1237 necessários.

Os republicanos voltam a votos no próximo dia 24 em Washington. Os democratas vão a votos a 4 de junho nas Ilhas Virgens.

A 7 de junhos ambos os partidos vão a votos na Califórnia, Montana, Nova Jérsia, Novo México, Dakota do Norte e Dakota do Sul. Estas votações serão cruciais uma vez que elegem um número muito grande de delegados.