Fátima. A fé que queima toneladas

Fátima. A fé que queima toneladas


São esperadas milhares de pessoas para as celebrações de hoje em Fátima. Só o ano passado, nos dias 12 e 13 foram queimadas 29 toneladas de velas


O ano passado, entre a manhã de 11 de maio e a hora de almoço de dia 13 foram queimadas 29 toneladas de velas nos tocheiros do Santuário de Fátima. Isto significa que se cada vela pesar cerca de 50 gramas, arderam aproximadamente 600 mil velas em pouco mais de dois dias.

E se a tendência crescente do número de visitantes continuar – como tem acontecido nos últimos anos, segundo dados do Departamento de Comunicação do Santuário citados pela agência Ecclesia –, não será de estranhar que este ano sejam queimadas ainda mais velas. Até ontem estavam inscritos para a celebração oficial deste ano “37 grupos de peregrinos oriundos de 34 países, de entre os quais se destacam o Vietname ou a Colômbia”, disse a mesma fonte.

Apesar desta tradição em que os peregrinos lançam as velas para o tocheiro para cumprir promessas, fazer pedidos ou simplesmente por uma questão de devoção, há vários avisos no local – pouco respeitados – que pedem aos visitantes para queimarem apenas uma vela.

Fátima em números Segundo o Departamento de Comunicação do Santuário, participaram nas 9948 celebrações realizadas no Santuário no ano passado 6676 mil pessoas. O número representa um acréscimo de 250 mil peregrinos face a 2014, ano em que 210 mil pessoas estiveram em Fátima só no dia 13 de maio.

O ano do centenário Sete anos após a visita do último Papa – Bento xvi, que esteve no Santuário em 2010 ­–, é esperada uma enchente no próximo ano. No entanto, não há ainda mais pormenores sobre a vinda de Francisco. “Espero que venha de véspera, pelo menos”, disse ontem o cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, numa conferência de imprensa. D. Manuel Clemente explicou que o Papa já demonstrou intenção de estar presente, mas adiantou que “até agora, não sabemos mais do que isto”.

A precisamente um ano do centenário das aparições, os preparativos começam a notar-se, a começar pelo novo site do Santuário. Disponível nas sete línguas oficiais do Santuário – português, espanhol, italiano, francês, inglês, alemão e polaco –, disponibiliza todo o tipo de informação sobre o mesmo, para além de ter um cronómetro em contagem decrescente para o dia 13 de maio de 2017.

Acidentes Até agora, os peregrinos que têm chegado a Fátima têm-se queixado principalmente da chuva. “Este ano foi muito duro”, disse ao i Rosa Loureiro, 27 anos, que percorreu pela quarta vez o caminho entre Moimenta da Beira e a Cova da Iria.

Ainda assim, já houve um acidente. Duas peregrinas foram atropeladas há uma semana em Albergaria-a-Velha, não havendo, no entanto, feridos graves a registar. É um balanço mais feliz do que o do ano passado, em que um acidente resultou na morte de cinco peregrinos em Cernache, perto de Coimbra.

As vítimas, com idades entre os 17 e os 69 anos, pertenciam a um grupo de cerca de 89 peregrinos do distrito de Viseu e foram atropeladas por um automóvel ligeiro que se despistou à saída de uma curva. Um ano depois, o condutor está indiciado por crimes de homicídio por negligência, mas não há ainda despacho final do processo.