O árbitro espanhol Jesús Tomillero Benavente, de 21 anos, que arbitra ligas amadoras de jovens menores de 17 anos na região da Andaluzia, e que, segundo o próprio, foi o primeiro a assumir a sua homossexualidade em Espanha, afirmou que vai abandonar a profissão por já não aguentar mais os insultos homofóbicos.
"O pior não era os insultos. O pior era o público que se ria dessas ofensas. Isso era o que mais me afetava", afirmou Tomillero ao jornal espanhol "El Espanhol". E porque a arbitragem é a sua grande paixão, esta é uma decisão "que lhe está a custar imenso", desabafou.
O árbitro homossexual, que nem gosta de futebol mas que pisa os relvados há mais de dez anos – como conta o diário espanhol "El País" -, tem utilizado as redes sociais para demonstrar a sua indignação desde há um ano e meio atrás quando fez o anúncio público sobre a sua orientação sexual:
Se vuelven a repetir los insulto por ser homosexual en un partido de 2 andaluza Juvenil !! Menores de dad pic.twitter.com/sMz3oahwpQ
— Jesús Tomillero B. (@Jesustomille) 7 de maio de 2016
No passado mês de Abril o i entrevistou Tomillero onde falou um pouco mais sobre o seu caso. Pode recordá-lo aqui.