Falamos do regresso de D. Sebastião. Isto porque, depois da estátua que se encontrava na estação do Rossio, em Lisboa, ter ficado totalmente destruída, o Instituto de Oftalmologia Doutor Gama Pinto avançou que encontrou recentemente uma peça igual, numa arrecadação do edifício.
Segundo o Público, a direção do instituto já marcou uma reunião com a Infra-Estruturas de Portugal. “Sentimos que finalmente tínhamos encontrado o destino da estátua que aqui estava”, afirmou Fátima Sena e Silva, membro do conselho administração, ao jornal.
Esta estátua foi avaliada esta terça-feira, tanto pela Infra-Estruturas de Portugal como por especialistas na área do património. Segundo a administradora, poderá mesmo tratar-se da peça original. “Havia um mestre que fazia o molde e a partir daí construíam-se as réplicas. Acreditamos que este é o molde original”.
Aliás, o atual instituto, que antigamente era o Palácio dos Condes de Penamacor, foi local de passagem de um dos engenheiros responsáveis pela construção da estação do Rossio, Edmund Bartissol – daí terem a estátua de D. Sebastião.
Fátima Sena e Silva adiantou ainda que os especialistas ficaram “fascinados com os pormenores da estátua” e acredita que existem “fortes probabilidades” desta vir a ser restaurada e substituir a que foi destruída, há cerca de uma semana, por um jovem que se pendurou na peça para tirar fotografias.