Trump cada vez mais perto da nomeação após desistência de Cruz

Trump cada vez mais perto da nomeação após desistência de Cruz


Depois da derrota nas primárias do estado do Indiana, Ted Cruz desistiu da corrida à candidatura pelo Partido Republicano às presidenciais de novembro, deixando o seu oponente, Donald Trump, com o caminho (praticamente) livre.


“Demos tudo o que tínhamos para dar, mas os eleitores escolheram um outro caminho”, afirmou Cruz, esta terça-feira, por entre um coro de ‘Não’ dos seus apoiantes, lê-se no New York Times.

No estado do Indiana, o magnata Trump arrecadou 53.3% dos votos, enquanto que Ted Cruz ficou 36.6% e John Kasich com 7.6% – o último ainda se mantém na corrida.

Com estes resultados, torna-se cada vez mais fácil para Trump arrecadar os 1,237 delegados necessários para a sua candidatura. Nesse sentido, o presidente do Comité Nacional Republicano dos Estados Unidos, Reince Priebus, publicou na sua conta do Twitter que o milionário é o “provável indicado” para ser o candidato republicano na disputa à Casa Branca em novembro. “Devemos unir-nos e derrotar Hillary Clinton”, acrescentou.

É que, apesar de não ter ainda delegados suficientes para garantir a nomeação, matematicamente e depois da desistência de Cruz, é impossível que Kasich ultrapasse Trump.   

No caso dos democratas, Bernie Sanders obteve mais votos (52.5%) que Hillary Clinton (47,5%). Ainda assim, a ex-secretária de Estado mantém-se à frente na corrida para a nomeação democrata à Casa Branca, com 1.700 delegados – Sanders soma 1.410.