A CBF já confirmou e Neymar vai aos Jogos Olímpicos, preterindo a Copa América. Uma imposição do Barcelona, que não deixou o avançado participar nas duas provas. Esta é uma forma de o brasileiro poder chegar ao ouro (olímpico), que Messi conseguiu em 2008, em Pequim. Luís Figo mostrou-se arrependido por o não ter feito enquanto jogador e deixou um recado ao jogador a Crsitiano Ronaldo.
“Se eu estivesso no lugar dele queria ir aos Jogos Olímpicos”, aconselhou o antigo internacional português ao avançado do Real Madrid. “Eu nunca pude estar por circunstâncias várias, mas acredito que é um momento único na carreira”, contou, “É uma oportunidade única. Se pudesse escolher ia seguramente”.
A Confederação Brasileira de Futebol ainda tentou levar Neymar à Copa América, prova que se disputa entre 3 e 26 de junho, mas o clube catalão não deixou para não sobrecarregar o camisola 11. “A CBF agradece o esforço do jogador emter pretendido disputar as duas competições”, escreveu em comunicado.
Assim, Neymar, ao contrário de jogadores como Ronaldo, Messi ou Ibrahimovic, que em comum têm dois torneios no meio do ano – um continental e outro olímpico – o brasileiro deve ser o único a lutar pela medalhar no Rio de Janeiro. Nas Américas, disputarão a Copa América e também o torneio de futebol olímpico, além do Brasil, as seleções de Argentina, Colômbia (James Rodríguez irá apenas à Copa américa) e México (Corona, do Porto, é um dos jogadores acima dos 23 anos que deverá ser chamado por Raul Gutierrez).
Na Europa, Dinamarca, Alemanha, Portugal e Suécia qualificaram-se para o Rio 16, mas as três últimas terão as suas principais estrelas no Campeonato da Europa, que se realiza semanas antes, entre 10 de junho e 10 de julho. Se jogadores como Renato Sanches ou André Gomes não constarem na convocatória de Fernando Santos para o França 16 deverão integrar as escolhas de Rui Jorge, que deverá levar ente outros, Diogo Jota e Gelson Martins.