As lendas serão sempre lendas mas pelos vistos isso não lhes dá o estatuto de intocáveis. Robert Plant e Jimmy Page, vocalista e guitarrista de Led Zeppelin, vão ser julgados por um alegado plágio dos primeiros acordes de “Stairway to Heaven”, quarta faixa do seu quarto disco, “Led Zeppelin IV”, e um dos seus maiores êxitos de sempre – no Spotify, por exemplo, é a canção mais reproduzida da mítica banda de rock, ouvida mais de 50 milhões de vezes.
A história não é nova, remonta já a 1996, mas o seu desfecho poderá estar próximo.
Na passada sexta-feira foi conhecida a decisão de um juiz de um tribunal de Los Angeles que considerou que os acordes iniciais de “Stairway to Heaven”, de 1971, são “substanciamente” parecidos com os de “Taurus”, um instrumental de Spirit, de 1967. O julgamento está marcado para 10 de maio.
O processo foi aberto por Michael Skidmore, depositário de Randy Wolfe, guitarrista de Spirit, argumentando que Jimmy Page pode ter-se deixado influenciar por “Taurus” durante uma digressão conjunta das bandas em 1968 e 1969. Apesar das alegadas semelhanças entre os dois temas, os créditos da canção de Led Zeppelin são atribuídos apenas a Jimmy Page e Robert Plant.
“Para nós sempre se tratou apenas de atribuir [à canção] os créditos devidos, corrigir o que estava errado”, disse ao Guardian Francis Malofy, advogado de Skidmore. Segundo a acusação, a primeira vez que Randy Wolfe se queixou das semelhanças entre as duas músicas foi numa entrevista que deu pouco antes de em janeiro de 1997 ter morrido afogado no Pacífico, quando tentava socorrer o seu filho.