Lisboa-Porto. Guerra aberta entre aviões, comboios  e camionetas

Lisboa-Porto. Guerra aberta entre aviões, comboios e camionetas


Concorrência aumentou e as empresas foram forçadas a desenhar novas estratégias. Hoje é possível fazer a viagem por pouco mais de dez euros


Para quem se lembra dos preços dos bilhetes para fazer a viagem entre Lisboa e Porto é fácil perceber que todos lutam agora por preços mais baixos. A TAP inaugurou no passado domingo a nova ponte aérea, que liga estas duas cidades, com bilhetes a partir dos 39 euros.

Quando anunciou a nova estratégia, a companhia aérea fez saber que a intenção era arrancar com estas viagens para entrar em “competição com o comboio e até com o sistema de autocarro”. Nesta altura, Fernando Pinto garantia que haveria procura suficiente para esta nova modalidade, destacando a frequência dos voos – 16 voos diários de ida e volta – como a “maior força” face às concorrentes low-cost, nomeadamente a Ryanair, que fazem essa ligação.

Para concorrer com estes preços, também a CP arrancou no dia 22 deste mês com uma campanha de descontos nas viagens, com reduções que podem mesmo chegar aos 65% para quem comprar o bilhete com oito dias de antecedência. Passa assim a ser possível fazer uma viagem de Alfa Pendular entre Lisboa e Porto com preços a partir dos 11 euros. 

Em janeiro já tinha sido apresentada pelo presidente da CP, Manuel Queiró, a necessidade de criar uma resposta ao aumento da concorrência nas ligações Lisboa e Porto. Esta necessidade foi assumida pelo dirigente logo após o anúncio da TAP de que iria passar, este mês, a duplicar as ligações entre estas duas cidades.
De autocarro, a ligação pode ser feita por 20 euros e há dias em que a Ryanair oferece a possibilidade de fazer esta viagem com bilhetes que rondam os dez euros.

Ajuste à concorrência De acordo com Manuel Queiró, a CP dá assim mais um passo naquele que é, hoje em dia, um ambiente “concorrencial mais apertado”.

O presidente da CP sublinha ainda que o aumento da concorrência tem sido “muito positivo”, principalmente depois do reforço da operação da Ryanair, que há um ano chegou a vender bilhetes Porto-Lisboa por três euros. A reforçar a aposta da CP para concorrer agora também com a ponte aérea da TAP, Manuel Queiró explicou: “É um incentivo para seguir na mesma estratégia, mas com incentivo extra.”

Para a empresa Comboios de Portugal, a estratégia não podia ser mais adequada: “Com este novo lançamento, a nível nacional, são mais de 11 mil lugares por semana em comboios de longo curso com preços especiais (descontos entre 40 e 65%). Destes 11 mil lugares, mais de metade – 6700 – destinam-se a viagens entre Lisboa e Porto, que terão em média 960 lugares por dia, com reduções que podem chegar aos 62% no serviço Intercidades e aos 65% no Alfa Pendular, com preços a partir de 9,5 euros e 11 euros, respetivamente.”

Ryanair começa guerra No início de março de 2015, a low- -cost lançou uma “inédita” promoção de “arromba” para esta rota. A viagem ficava nesta altura a nada mais nada menos do que apenas três euros. 

A verdade é que com a entrada das companhias low-cost no mercado europeu, e em particular no mercado nacional, nunca foi tão barato viajar. 

O facto de oferecerem alternativas a preços muito baixos obrigou a concorrência a adaptar--se. Por isso, tanto a TAP como a CP admitem que os clientes do Norte são quem mais ganha com as novas apostas.