OE 2016. O homem-geringonça que mais vai poupar


À direita usa-se o termo “geringonça” para descrever o governo apoiado pelas esquerdas que aprovaram esta quarta-feira o Orçamento do Estado para 2016. À esquerda, Carlos César inaugurou no debate do Orçamento a palavra “caranguejola” para descrever a direita. Mas terminologias à parte, quem vai afinal poupar mais com o documento que deve entrar em…


À direita usa-se o termo “geringonça” para descrever o governo apoiado pelas esquerdas que aprovaram esta quarta-feira o Orçamento do Estado para 2016. À esquerda, Carlos César inaugurou no debate do Orçamento a palavra “caranguejola” para descrever a direita. Mas terminologias à parte, quem vai afinal poupar mais com o documento que deve entrar em vigor no dia 1 de abril? E quem vai sair mais penalizado?

Com filhos
Por cada filho vai ser possível uma dedução fixa de 600 euros no IRS. Se se tiver três filhos, vai conseguir poupar ainda o máximo no IMI. Segundo as novas regras, vai haver deduções fixas no IMI por cada dependente sem rendimentos. Só com um filho, a dedução é de 20 euros; com dois, de 40 euros; com três ou mais, de 70 euros. Há também benefícios para quem trata dos pais idosos: é possível descontar até 525 euros no IRS por cada ascendente que faça parte do agregado familiar e não tenha rendimentos superiores à pensão mínima do regime geral. Outra novidade que interessa a quem tem crianças: os livros escolares no 1.o ano do 1.o ciclo passam a ser gratuitos no próximo ano letivo.

Com animais domésticos
O Orçamento prevê uma dedução de até 250 euros em sede de IRS sobre o IVA gasto em produtos e serviços para animais domésticos. Vai ser possível deduzir as faturas das idas ao veterinário e da compra de rações até este valor, da mesma maneira que continua a ser possível uma dedução de 250 euros com as faturas de cabeleireiros, mecânicos, restaurantes e hotéis.

Sem automóvel
Andar a pé ou de transportes públicos é a melhor forma de fugir aos impostos que sobem com este Orçamento, já que há agravamento dos impostos na compra de automóvel e nos combustíveis.

Com baixos rendimentos
Se ganhar até 7070 euros por ano, fica isento da totalidade da sobretaxa do IRS. Se ganhar menos de 5.059 euros por ano, tem direito à tarifa social de eletricidade e de gás, uma poupança que pode ir até aos 130 euros por ano a menos na conta da luz. Neste nível de rendimentos vai também beneficiar de um aumento no abono de família e do aumento do RSI.

Com alimentação saudável
Os adeptos de uma alimentação mais saudável vão poupar. De cada vez que for comprar leite de arroz, aveia e amêndoa vai pagar 6% em vez de 23% de IVA. Produtos como o seitan, o tofu e a soja texturizada também ficam com a taxa mais reduzida de IVA.

A estudar
As propinas do ensino superior vão ficar congeladas no próximo ano letivo.

 

Véja o que vai poupar o homem-caranguejola que mais vai pagar
Orçamento do Estado é o melhor desde 2010, dizem economistas
Quanto vai poder poupar por cada filho?