Guangzhou Evergrande. China diz que este é o clube mais valioso do mundo

Guangzhou Evergrande. China diz que este é o clube mais valioso do mundo


Segundo a agência noticiosa chinesa Xinhua o clube de Scolari vale perto de 3,4 mil milhões de euros. Mas há quem não reconheça o valor de mercado


O clube chinês pentacampeão (e detentor de duas edições da Liga dos Campeões da Ásia) Guangzhou Evergrande treinado por Luiz Filipe Scolari é o mais valioso do mundo. Supera outros emblemas em termos do seu valor no mercado de ações como Manchester United ou Real Madrid. A notícia foi dada pela agência noticiosa chinesa Xinhua, avaliando o Evergrande em cerca de 3,4 mil milhões de euros em capitalização bolsista. Ultrapassa desta forma os red devils (2,13 mil milhões de euros) e os merengues (2,96 mil milhões de euros). A agência refere-se também a uma transacção de ações do clube para a bolsa chinesa National Equitites Exchange and Quotations (NEEQ), que não é a principal no país.

O clube vendeu 36 mil acções por 1,98 milhões de yuan (perto de 275 mil euros) – 55 yuan (cerca de oito euros) cada uma – na primeira transacção depois de ter sido cotada em bolsa em novembro de 2015 no NEEQ. O valor de mercado do Evergrande chega assim, com este preço, aos 21.8 mil milhões de yuan (cerca de 3,4 mil milhões de euros) num total de 396,73 milhões de ações.

Segundo a Xinhua, antes desta transacção pública do campeão asiático, o clube mais valioso estaria na liga inglesa, ou seja, o United, treinado por Louis Van Gaal e a possível próxima casa de José Mourinho. Com cada acção a valer 14,31 dólares (perto de 13 euros) quando os mercados dos Estados Unidos da América fecharam na passada segunda-feira, o valor dos red estava nos 2,35 biliões de dólares (2,13 mil milhões de euros), segundo a bolsa de valores NEw York Stock Enxchange.

Se expandirmos a lista de clubes no ranking do seu valor de mercado (até aos que não estão listados) o emblema onde joga Cristiano Ronaldo é o primeiro do ranking com cerca de 2,96 mil milhões de euros, como conta a lista da revista Forbes do ano passado. O Barcelona, que está perto de conquistar a liga espanhola esta temporada, fica em segundo, com perto de 2,9 mil milhões de euros.

Mas os números não param por aqui, e são mais negativos para o Guangzhou, que no início deste ano comprou o ex-avançado do Porto e do Atlético de Madrid  Jackson Martinez por 42 milhões de euros – ele que foi só um dos muitos a transferir-se por valores milionários para a Ásia esta época. Em termos de receitas, o Evergrande não consegue assim alcançar os colossos europeus. Nos últimos três anos, o clube lucrou 400 milhões de yuan (55 milhões de euros arredondados), um valor bastante inferior ao do United, por exemplo: 362 milhões de euros, também arredondados.

Apesar da notícia que agrada aos chineses já há quem tenha demonstrado descrença na novidade no continente europeu. “As avaliações chinesas têm pouca substância. É uma notícia ridícula já que eles nem do seu estádio são donos” disse Chris Atkins, especialista em futebol ao jornal britânico Sun.