“O Despertar da Força” já é o terceiro filme da história a lucrar mais de dois mil milhões

“O Despertar da Força” já é o terceiro filme da história a lucrar mais de dois mil milhões


O sétimo episódio da saga da Guerra das Estrelas continua a bater recordes e está cada vez mais próximo dos líderes da tabela, “Avatar” e “Titanic”.


O sétimo episódio da saga Star Wars tornou-se o terceiro filme da história a ultrapassar a marca dos dois mil milhões de dólares (1,8 milhões de euros) em termos de receitas de bilheteira a nível mundial.

O filme “Guerra das Estrelas: O Despertar da Força”, que se estreou no dia 18 dezembro, bateu também o recorde de bilheteira nos Estados Unidos, com um total de 900 milhões de dólares (807 milhões de euros), sendo “o único filme na história a atingir este marco”, segundo a Disney. Recorde-se que o filme realizado por J. J. Abrams custou 200 milhões de dólares.

As previsões de receitas para este último fim de semana apontam para que as vendas de bilhetes rendam mais sete milhões de dólares nos Estados Unidos. O mais recente filme da saga já tinha sido o mais visto de sempre no fim de semana de estreia e o mais lucrativo de sempre na primeira noite de exibição. Mas os recordes não ficam por aqui. O último episódio da saga criada por George Lucas já tinha sido o filme que alcançou mais rapidamente a marca dos mil milhões de dólares de receitas de bilheteira.

A Disney, produtora do filme, espera uma receita de bilheteira global de 2,5 mil milhões de dólares e prevê que a venda de produtos associados renda 5 mil milhões de dólares.

A nível global, a tabela continua a ser liderada pelo filme “Avatar”, de 2009, com uma receita de 2,7 mil milhões de dólares. O segundo lugar é ocupado pelo “Titanic”, com 2,1 mil milhões. Em quarto lugar surge outro filme de 2015: o “Mundo Jurássico”, com 1,6 mil milhões. No top10 encontramos ainda mais dois filmes que se estrearam o ano passado: “Velocidade Furiosa 7” (1,5 mil milhões) e “Os Vingadores: A era de Ultron” (1,4 mil milhões).

Neste último fim de semana, e de acordo com a Box Office Mojo, o filme mais rentável voltou a ser o “Kung Fu Panda 3”. Em apenas duas semanas, o filme de animação já arrecadou 21 milhões de dólares. “Hail, Caesar!”, o último filme dos irmãos Coen, surge em segundo com 11,4 milhões na semana de estreia. “Renascido”, com Leonardo di Caprio, já obteve 7,1 milhões em sete semanas.

joao.despiney@ionline.pt