Carros. Volkswagen perde quota de mercado

Carros. Volkswagen perde quota de mercado


As principais marcas de automóveis conseguiram ganhar quota de mercado no ano passado, em que as vendas totais de veículos em Portugal subiram 24%, mas a Volkswagen (VW) surge em contraciclo, reflexo do impacto da fraude das emissões.


Ainda assim, no conjunto do ano, conseguiu manter o segundo lugar das marcas mais populares junto dos consumidores portugueses. A marca alemã vendeu 16.900 ligeiros de passageiros em 2015, uma subida de 22% face ao ano anterior.

Mas os alemães estão a desacelerar – em 2014, o crescimento tinha sido 36,9% – e as marcas que rivalizam com VW obtiveram taxas de crescimento superiores. Dezembro foi o pior mês para a marca: as vendas caíram 7,6%, para 1.048 ligeiros de passageiros.

A Renault continua a ser a marca mais vendida em Portugal, com 20.447 ligeiros de passageiros, um aumento homólogo de 25,3% face a 2014. Mas há incertezas sobre a evolução deste ano, já que na semana passada o fabricante francês foi alvo de buscas por parte das autoridades francesas – também na sequência de suspeitas relacionadas com emissões.

Os testes efetuados depois escândalo que envolveu a Volkswagen revelaram que foram “ultrapassadas as normas” para o dióxido de carbono e óxido de azoto na Renault, anunciou o governo francês.

A marca avançou entretanto com duas hipóteses para as normas terem sido ultrapassadas: o teste pode ter sido feito num veículo antigo, vendido antes da norma Euro 6 entrar em vigor, ou pode tratar-se de um veículo com um problema. No entanto, o fabricante já garantiu que “todos os veículos novos” postos à venda pela Renault estão “em conformidade”.

Ao todo, segundo os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), venderam-se 213.645 automóveis no ano passado, dos quais 209.352 foram ligeiros (mais 23,9% face a 2014).  Em 2015 verificou-se um crescimento expressivo da Mercedes (32,6%) e da BMW (21,4%). Houve ainda 4.293 vendas de pesados (um aumento homólogo de 27,6%).