Aqui estão eles:
1. Pausa de 60 minutos: Se anda sempre a correr de um lado para o outro, é difícil ‘apagar’ rapidamente. Por isso, Janet Kennedy, psicóloga e fundadora da NYC Sleep Doctor, aconselha a dar à sua mente e ao seu corpo uma pausa diária de 60 minutos antes de adormecer. Encare-a, como diz o Huffington Post, como sendo uma ‘happy hour’.
2. Banho quente: Vários estudos mostram que a diminuição da temperatura corporal ajuda a adormecer. Isto porque os seus batimentos cardíacos, a digestão e o metabolismo abrandam. Por isso, tome um duche bem quente antes de se deitar. A temperatura do seu corpo vai baixar rapidamente depois de sair da banheira e depois é ‘tiro e queda’.
3. Use meias: Segundo Sonia Ancoli-Israel, professora de psiquiatria e membro da American Academy of Sleep Medicine, o ideal é manter o equilíbrio no que diz respeito à temperatura corporal – o centro mais fresco e as extremidades mais quentes. Um estudo citado pelo Huffington Post mostra que usar meias ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, o que irá ajudar a corrente sanguínea a ter uma maior fluidez, fazendo com que o corpo atinja o tal equilíbrio.
4. Respiração: Em vez de andar às voltas na cama, concentre-se na respiração. Ao estar sempre a mudar de posição, está também a mudar a sua pulsação e a sua pressão arterial, duas componentes ligadas ao sono. Por isso, mantenha-se na mesma posição e respire como deve ser: Inspire pelo nariz, deixe o ar nos pulmões durante três ou quatro segundos e expire lentamente. Um outro método citado pelo Huffington Post é o 4-7-8: Inspire durante 4 segundos, retenha o ar durante sete e expire durante oito.
5. Saia da cama: Se é daquelas pessoas que usa a cama para tudo – ler, comer, ver televisão, chorar, etc – pare de fazer isso. O objectivo é que o seu cérebro associe a cama apenas ao sono, explica Ancoli-Israel.
Para saber mais truques (estão em inglês) clique aqui.