Mas estar numa relação com um indivíduo narcisista pode ser particularmente complicado, especialmente a nível psicológico. Por exemplo, o parceiro de um narcisista sente-se culpado por coisas que não são culpa sua ou apercebe-se de que este disse uma coisa na semana passada, e agora está a dizer o contrário.
Ainda assim, nem tudo são más notícias. É possível identificar alguns traços de uma personalidade narcisista, basta estar atento. A terapeuta e professora assistente na Florida Atlantic University, Stephanie Sarkis, dá-lhe vários exemplos de sinais que demonstram que está numa relação com uma pessoa narcisista.
Mas tenha atenção: isto não é algo que transparece no início da relação. É à medida que o tempo vai passando, que o seu relacionamento ‘perfeito’ vai desmoronando.
1. Está cada vez mais isolado da sua família e amigos
Um indivíduo com uma personalidade narcisista tem uma imensa necessidade de atenção e está constantemente a exigir o seu tempo e a sua presença. Sem se aperceber, vai acabar por se afastar da sua família e amigos.
Um narcisista chega mesmo a projetar as suas atitudes no companheiro, ou seja, se eles estão constantemente a chegar tarde a casa, acusam o parceiro de chegar sempre depois das horas que tinham avisado.
2. Sente que nunca é suficientemente bom
A terapeuta explica que é mais comum uma pessoa com personalidade narcisista trair o companheiro do que outros indivíduos.
E nesses casos, muitos narcisistas afirmam, direta ou indiretamente, que a culpa da traição é do parceiro (“Eu tive um caso por tua culpa. Porque deixaste de me dar atenção”). E chegam mesmo a fazer comentários depreciativos sobre o companheiro, por exemplo, criticam a sua roupa ou perguntam se ganhou peso nas últimas semanas.
3. Silêncio é a ‘palavra’ preferida
É natural os casais precisarem de algum tempo para ficar em silêncio, de modo a se acalmarem e pensarem naquilo que fizeram. Mas não é o que acontece com um narcisista que, pura e simplesmente, deixa de falar com o companheiro.
Esta é a maneira que ele tem de controlar a pessoa que está ao seu lado, especialmente porque não explicam por que razão estão em silêncio, logo o parceiro não consegue resolver a situação.
4. Não ajuda o companheiro quando é preciso
Eis um cenário típico: “Podes levar os miúdos à natação daqui a pouco?” / Silêncio / “Estás a ouvir-me? Preciso que os leves porque tenho que ir ao supermercado” / “Sim, já levo” e não se levanta.
Quando o parceiro precisa de ajuda, ou o narcisista não lhe responde ou apenas diz aquilo que o parceiro precisa de ouvir, mas não se mexe. Preste atenção àquilo que ele á àquilo que ele efetivamente faz – vai ver que é bastante diferente.







