Os gastos em compras este Natal serão os maiores dos últimos cinco anos. O alerta é feito por um estudo do IPAM – The Marketing School e revela que, em média, cada português deverá gastar 300 euros, mais 10% do que em 2014. "Prevê-se, assim, que em 2015 os gastos possam estabelecer um novo máximo desde 2010, ano em que cada português desembolsou, em média, 373 euros", revela o documento.
Mas apesar da factura a pagar pelos presentes ser superior face aos valores dos últimos anos, a verdade é que a maioria deverá circunscrever a oferta de presentes ao núcleo familiar. Apenas um em cada três inquiridos (34%) planeia oferecer prendas a amigos. Já no que diz respeito à escolha dos presentes a oferecer, o estudo constata aquilo que já vem sendo tradição: brinquedos (32%) para as crianças; roupa e sapatos (33%) para adolescentes e adultos.
Os centros comerciais continuam a ser vistos como os espaços de eleição para as compras de Natal, no entanto, o estudo do IPAM mostra que o comércio de rua e a internet estão a ganhar cada vez mais adeptos. Cerca de um em cada quatro inquiridos (22,1%) deverá efectuar as suas compras exclusivamente num destas opções de comércio.
A maioria dos consumidores (81,6%) vai realizar as suas compras durante o mês de dezembro, mas 14,4% garante que só vai comprar os presentes no período de saldos, após a celebração da quadra.