A Volkswagen vai arrancar no primeiro trimestre de 2016 com a reparação de alguns modelos manipulados do fabricante alemão. A garantia já foi pela SIVA, importador exclusivo para Portugal das marcas Volkswagen, Audi e Skoda. No entanto, as reparações não vão ser feitas todas ao mesmo tempo. Ao todo existem no mercado nacional mais de 102 mil veículos afectados.
No primeiro trimestre, os automóveis a gasóleo 2.0 vão ser chamados à oficina para uma actualização do software. O mesmo processo será feito nos motores 1.2 TDI entre Abril e Março. A última etapa deste processo será nos motores 1.6 TDI, será feita apenas no terceiro trimestre de 2016 e vai ser instalado um estabilizador de fluxo.
Apesar do escândalo que envolveu o fabricante alemão, Fernando Monteiro, administrador executivo da SIVA, acredita que as marcas do grupo Volkswagen em Portugal deverão terminar 2015 com um crescimento a rondar os 14,4%, mantendo a liderança nos veículos de passageiros e o quarto lugar nos comerciais. De acordo com o mesmo, para 2016, o objectivo é de continuar a crescer, recuperando a confiança do mercado, nomeadamente, através da total reparação de todos os veículos afectados pelo escândalo das emissões até ao final do próximo ano.