Gilbert & George
Gilbert & George são praticamente uma só pessoa desde que se conheceram no curso de Escultura da Central Saint Martin’s Art School, em Londres. A dupla de artistas britânicos composta por Gilbert Prousch e George Passmore inaugura amanhã o Billboard Project em Portugal com um outdoor junto ao Museu dos Coches, em Lisboa. Os premiados artistas, que costumam expor nos museus de arte contemporânea mais famosos do mundo, são conhecidos pelas suas famosas “esculturas vivas” e pelas coloridas colagens e fotomontagens.
Jeff Koons
O artista norte-americano é reconhecido universalmente graças a esculturas como “Puppy”, de 1992, um cão feito com flores que faz a paisagem da entrada do Museu Guggenheim, em Bilbau, onde recentemente também teve direito a uma das suas maiores retrospectivas. Koons já esteve envolvido em várias polémicas, como a que resultou da sua série “Made In Heaven”, onde aparece com a actriz porno Cicciolina, sua ex--mulher, em várias posições sexuais. Ainda não se sabe quando e onde será a sua intervenção neste projecto.
William Wegman
Faro é a terceira cidade envolvida neste Billboard Project, com William Wegman num outdoor junto à Praça de São Francisco, inaugurado a 12 de Dezembro. O artista norte--americano ganhou fama com as suas fotografias e vídeos que incluem cães da mesma raça, Weimaraner, depois de uma colaboração com o seu primeiro cão, a quem chamou Man Ray e a que se seguiu Fay Ray e mais umas quantas ninhadas. Os cães costumam aparecer em várias poses e com vários fatos.
Andrea Robins & Max Becher
O casal de artistas conheceu-se na faculdade nos Estados Unidos, em 1984, e desde então tem vindo a trabalhar em vários suportes, da fotografia ao vídeo. O mote do seu trabalho é aquilo a que chamaram “deslocamento de local”, “situações nas quais um local limitado ou isolado se parece fortemente com outro que está distante”, explicam. Interessa-lhes, por exemplo, “a Alemanha em África, alemães que se vestem como americanos nativos, cidades americanas que se vestem como na Alemanha, Nova Iorque em Las Vegas, Nova Iorque em Cuba, ou Cuba em exílio, um lugar fora do seu lugar com as suas variadas causas e consequências”.
Clifford Ross
Depois de Lisboa, o Billboard Project chega ao Porto na próxima semana, a 5 de Dezembro, pelas mãos de Clifford Ross, ainda em local a definir. O artista é conhecido por trabalhos em várias áreas, com destaque para a pintura, a escultura e a fotografia. Começou a dar que falar nos anos 90 com a série “Hurricane”, com imagens em grande escala a preto-e-branco que representavam ondas. As imagens foram captadas pelo próprio artista preso por uma corda. Os seus trabalhos estão em museus como o MoMa ou o Metropolitan Museum Of Art.
Jason Martin
O britânico Jason Martin, nascido em 1970, inspira-se no minimalismo e na arte abstracta para as suas pinturas a óleo, geralmente monocromáticas e sobre alumínio, que reflectem sobre o seu próprio processo criativo e os seus movimentos ao pintar. É ele também quem costuma fazer os próprios pincéis com que costuma trabalhar nos quadros. A cor e as várias texturas da tinta são, regra geral, o seu ponto de partida.
Lawrence Beck
O fotógrafo ganhou reconhecimento mundial graças à sua fotografia de botânica, em especial a natureza morta. Outra das suas temáticas preferidas é a natureza enquanto representante de momentos específicos da história da arte. Por exemplo, a pintura holandesa do séc. xvii, através dos seus retratos de tulipas em grande escala, ou a pintura impressionista do séc. xix, com nenúfares. Na sua série a preto–e-branco destaca os grãos da imagem, os efeitos de luz e os contrastes, de forma a evidenciar a ideia da natureza a imitar a arte.