BEI apoia PMEs nacionais através do Santander Totta

BEI apoia PMEs nacionais através do Santander Totta


Empréstimo foi de 200 milhões de euros e será maioritariamente investido em Portugal 


O Banco Europeu de Investimento (BEI) concedeu ao Santander Totta um empréstimo de 500 milhões de euros para financiar projectos de pequena e média dimensão realizados por PME e empresas de média capitalização (mid-caps). O acordo respeitante à primeira tranche, no montante de 200 milhões de euros, foi hoje assinado em Lisboa por Román Escolano, vice-presidente do BEI, e por António Vieira Monteiro, presidente da comissão executiva do banco.  

As PME (empresas com menos de 250 trabalhadores) e as mid-caps (empresas com um máximo de três mil trabalhadores) de uma vasta gama de sectores produtivos terão acesso a este financiamento com taxas de juro e prazos favoráveis para os seus investimentos e fundo de maneio.

A maioria dos projectos elegíveis para financiamento será localizada em Portugal, e cerca de 80 % dos fundos serão afectados a investimentos em regiões de convergência.

Trata-se da quarta operação deste tipo realizada com o Banco Santander Totta no quadro da política do BEI de apoiar as pequenas e médias empresas como meio fundamental para promover o crescimento sustentável e o emprego.

O financiamento das pequenas empresas é uma das prioridades de investimento do BEI. Em 2014, a instituição financeira concedeu um montante recorde de 25 500 milhões de euros às pequenas empresas, beneficiando mais de 290 000 em toda a Europa.

 Em Portugal, e no mesmo ano, o BEI assinou acordos de empréstimo no valor total de 1 319 milhões de euros, incluindo 875 milhões de euros destinados às PME e mid-caps.