A Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista (APCMM) afirmou hoje esperar que haja um "virar de página" no Portugal 2020 e considerou que o Governo deve apostar na construção metálica em detrimento do betão.
O quadro comunitário Portugal 2020 "é um campo de oportunidades enorme" para o setor, que pretende aproveitar a reindustrialização do país para ter uma maior presença no mercado nacional, disse à agência Lusa o administrador da APCMM, Filipe Santos.
Segundo o responsável, a aposta no betão tem de ser alterada, esperando-se que o Governo perceba as potencialidades da construção metálica, que garantem flexibilidade, reversibilidade e uma menor pegada ambiental, enquanto outras soluções, nomeadamente o betão armado, não se conseguem "reaproveitar".
Para Filipe Santos, a reabilitação urbana e a reindustrialização da economia portuguesa, presentes no atual quadro comunitário, podem ser vistas como oportunidades de negócio para o setor crescer dentro do país – 80% da produção é exportada.
Lusa