Augusto Santos Silva é a proposta de António Costa para a pasta dos Negócios Estrangeiros e esta qunta-feira, no facebook, falou no "eventual futuro serviço" para dizer que que está a "aguardar o normal desenrolar do processo institucional".
"Passos indispensáveis à completa formalização do eventual futuro serviço ainda estão por concluir", escreveu o socialista depois de agradecer "de todo o coração" as mensagens deixadas a felicitá-lo pelo cargo. Depois gracejou, face à reserva das suas próprias palavras: "O hábito faz o monge que o faz hábito que faz o monge. Parece ladaínha, mas é pura sociologia".
Já João Soares, o eleito de Costa para a pasta da Cultura, partilhou uma notícia do "Expresso" que dá conta da "unanimidade" entre os agentes culturais relativamente ao seu nome. "Unanimidade, espero que não. A unanimidade nunca é saudável…", comenta o futuro ministro.
A lista dos 17 nomes que o primeiro-ministro indigitado propôs ao Presidente da República já está a ser analisada em Belém. Será Cavaco SIlva a nomear as escolhas de Costa. A tomada de posse deve acontecer ainda esta semana.