Nove distritos de Portugal continental vão estar sob ‘Aviso Amarelo’ no sábado devido à previsão de vento e agitação marítima, informou esta sexta-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página da Internet.
De acordo com o IPMA, os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Coimbra e Braga, vão estar sob ‘Aviso Amarelo’ entre as 06:00 e as 15:00 de sábado, devido à previsão de vento moderado a forte de noroeste com rajadas até 80 quilómetros/hora.
Os distritos de Setúbal, Lisboa e Leiria vão estar também sob ‘Aviso Amarelo’ devido à agitação marítima, com o IPMA a prever ondas de noroeste com quatro metros, estando o aviso em vigor entre as 15h00 e as 00h00 de sábado.
O ‘Aviso Amarelo’ é o terceiro mais grave de uma escala de quatro e significa risco para determinadas actividades dependentes do estado do tempo.
Já os distritos de Vila Real, Bragança e Guarda estão, desde as 03:00 e até às 15:00 de hoje, sob 'Aviso Laranja' devido à previsão de nevoeiro persistente em alguns locais daqueles distritos.
O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente pouco nublado, apresentando-se muito nublado no litoral a norte do Cabo Raso, e períodos de chuva fraca no Minho para o fim do dia.
Está também previsto vento fraco a moderado de norte, tornando-se gradualmente do quadrante oeste nas regiões norte e centro, e soprando moderado a forte nas terras altas a partir da tarde.
A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal, podendo persistir até meio da tarde em alguns locais do interior norte e centro.
Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 12 e 20 graus Celsius, no Porto entre 10 e 19, em Braga entre 8 e 20, em Vila Real entre 7 e 16, em Viseu entre 9 e 18, em Bragança entre 6 e 14, na Guarda entre 7 e 16, em Coimbra entre 10 e 18, em Castelo Branco entre 9 e 21, em Santarém entre 9 e 22, em Évora entre 9 e 23, em Beja entre 11 e 23 e em Faro entre 12 e 22.
Lusa