O líder parlamentar do PSD avisou esta quinta-feira o Bloco de Esquerda (BE) que terá de ser este partido, mais PCP, PEV e PAN a suportar um eventual governo do PS, mesmo em matéria europeia.
Luís Montenegro assumiu esta posição durante um debate sobre os compromissos europeus de Portugal, depois de o deputado do BE Jorge Costa que lhe ter perguntado onde é que PSD e CDS-PP se vão situar quando um novo governo "enfrentar as pressões europeias" e "se manifestar a obsessão austeritária dos governos conservadores contra Portugal".
"Ó senhor deputado, se chegar a haver um governo liderado pelo PS na sequência das últimas eleições legislativas, quem tem de o apoiar são aqueles que andaram a negociar acordos bilaterais com o PS e que afirmaram aqui conjuntamente o derrube do governo", respondeu o líder parlamentar do PSD.
"É sobre si e o seu partido, senhor deputado, é sobre si e o seu partido, sobre o PCP, sobre o PEV, sobre o PAN que recai a responsabilidade de sustentar politicamente o governo, todo o seu posicionamento, mesmo em matéria europeia", acrescentou Luís Montenegro, considerando que essa solução governativa será "muito instável, muito inconsistente" e "inconsequente".
Lusa