O secretário-geral do PS, António Costa, reiterou esta segunda-feira a "coerência" e "consistência" do programa de governo socialista revisto após os acordos à esquerda, e declarou ser "consensual" que um governo de gestão é a "pior das soluções" de governabilidade.
"Creio que é consensual na sociedade portuguesa e também no sistema partidário que a pior das soluções é a de um governo de gestão. Até o PSD está de acordo", declarou o líder do PS em entrevista dada esta noite à RTP.
Um executivo de gestão, advogou, tem "capacidades muito limitadas, nem sequer um Orçamento do Estado pode apresentar", e "não há nenhuma razão" para arrastar o país para uma "situação indefinida" quando há um "governo viável que pode entrar rapidamente em funções" e com suporte parlamentar maioritário.
"Tivemos eleições e dessas eleições resultou uma Assembleia da República (AR). Nessa AR ninguém obteve maioria. O PSD tem mais três deputados que o PS, e naturalmente coube ao PSD a primeira tentativa de encontrar uma solução de governo (…) o PSD falhou neste objectivo", vincou António Costa.
Lusa