O escritor norte-americano Don DeLillo estará na quinta-feira, em Lisboa, para uma leitura de excertos do romance "Zero K", que editará nos Estados Unidos em Maio de 2016.
Don DeLillo regressa a Portugal a convite do Lisbon & Estoril Film Festival e lerá excertos de um novo romance no Teatro D. Maria II, em Lisboa, numa sessão que contará também com o escritor espanhol Juan Goytisolo, Prémio Cervantes 2014, e o autor brasileiro Bernardo Carvalho.
"Zero K" sairá em Portugal no final de 2016, pela Sextante Editora. Sobre o enredo sabe-se que é um romance sobre vida e morte, sobre um mundo ensombrado pelo terrorismo, fome, cheias e incêndios, como descreve a editora norte-americana Simon & Schuster.
Don DeLillo, 78 anos, tem sido presença regular em Portugal, sobretudo a convite do Lisbon & Estoril Film Festival.
Em 2013, o autor fez uma leitura de excertos do romance "Submundo" e participou num encontro sobre o livro "Libra", ambos publicados no mercado nacional.
O escritor, considerado um dos nomes de relevo da literatura norte-americana dos últimos 40 anos, tem mais de uma dezena de obras publicadas em Portugal, pela Relógio d'Água e pela Sextante.
Entre elas contam-se "Americana", primeiro romance de Don DeLillo, de 1971, "Cosmópolis", já adaptado para cinema por David Cronenberg e produzido por Paulo Branco, "Ruído Branco" e "O homem em queda", marcado pelos atentados de Setembro de 2001, em Nova Iorque.
Don DeLillo é ainda autor de contos, ensaios e peças de teatro, estando publicado em Portugal "Valparaíso".
Muitos dos romances foram finalistas de prémios literários, tendo Don DeLillo conquistado, entre outros, o National Book Award, o PEN/Faulkner Award e o Prémio Jerusalém.
O Lisbon & Estoril Film Festival começou na sexta-feira e termina no dia 15.
Lusa