Conselho Nacional do PS aprova programa de esquerda

Conselho Nacional do PS aprova programa de esquerda


A proposta do programa do Governo de para a XIII legislatura foi aprovado no Conselho Nacional do PS com sete votos contra 2 abstenções e 163 votos a favor.


O Conselho Nacional do PS aprovou por esmagadora maioria, 95%, "a estratégia e o processo iniciado pela deliberação da Comissão Política Nacional a 6 de Outubro e congratula-se pelos resultados já alcançados até ao momento nas negociações com BE, PCP e PEV" e aprovou o documento Programa de Governo para a XIII Legislatura, um programa de governo que se baseia no Programa Eleitoral do PS com as alterações entretanto negociadas com o Bloco de Esquerda o PCP e o PEV.

{relacionados}

Neste Conselho Nacional das 34 intervenções oito foram de contestação ao programa e à estratégia seguida por António Costa. Porém, na votação final o resultado foi diferente. Apenas sete votaram contra, dois abstiveram-se e 163 membros do Conselho Nacional votaram a favor, o que constitui um apoio de 95% do órgão.

No comunicado final a Comissão Nacional aprova as medidas introduzidas no Programa Eleitoral do Partido Socialista, agora transformado em programa de governo e "expressa plena confiança" que nos termos estatutários do Partido Socialista a "Comissão Política Nacional e o Grupo Parlamentar na Assembleia da República avaliarão criteriosamente a existência das indispensáveis condições de governabilidade, que permitam a execução do Programa de Governo ao longo da legislatura e, conjuntamente, a aprovação e votação de uma moção de rejeição do programa aprovado pela coligação PSD/CDS".

No comunicado a Comissão Nacional do PS destaca o acordo alcançado com BE, PCP e Verdes relativamente a "um conjunto de medidas de política que dão tradução à vontade de mudança expressa pelo eleitorado nas eleições legislativas" e manifesta-se "confiante" que o Bloco de Esquerda, O PCP e o PEV deem "consequência às posições publicamente assumidas sobre a existência de condições para a formação de um novo governo com suporte parlamentar maioritário ,estável e duradouro". Considera ainda a CN do PS que só "assim se dará plena conclusão a um processo de diálogo e negociação que todos os partidos conduziram com boa-fé, lealdade, empenho, com o objectivo de garantir a melhoria da condição de vida dos Portugueses e os superiores interesses nacionais".

A Comissão Política Nacional, que contará com a presença dos deputados à Assembleia da República e dos deputados Europeus, reunirá amanhã a partir das 21 e 30. Algumas horas depois da reunião do Comité Central do PCP que decorrerá entre as 10 e as 19 horas.