O anúncio foi feito hoje pela autarquia de Friedrichhain-Kreuzber, à qual pertence aquela parte do muro, com 1,3 quilómetros e uma das principais atracções turísticas da capital alemã.
A 'East Side Galery' foi criada entre Fevereiro (três meses após a queda do Muro) e Setembro de 1990, quando 118 artistas de 21 países pintaram 106 quadros nessa parte da barreira que dividiu a cidade durante 28 anos. Em 1991 foi classificada como monumento e em 1996 criou-se uma associação para preservar as obras.
A vedação transparente, com a qual a autarquia pretende proteger dos grafitis, deverá estar instalada no final deste ano ou no início de 2016 e custará 150.000 euros.
Completamente reproduzidos pelos seus autores em 2009 por ocasião do 20.º aniversário da queda do Muro, a centena de frescos inclui o do famoso beijo fraterno entre o líder soviético Leonid Brejnev e o dirigente da antiga República Democrática Alemã Erich Honecker.
Situado ao longo do Spree, o rio que atravessa Berlim, este troço do Muro é considerado “a maior galeria de arte a céu aberto do mundo”.
Lusa