A bomba perdida
A tradição de mentir a aliados
No início da década de 1950, os EUA construíram uma base aérea e de radares no Árctico chamada Thule. Em território dinamarquês, a base situava--se na Gronelândia. A 21 de Janeiro de 1968, um bombardeiro B-52 caiu ali enquanto carregava quatro bombas de hidrogénio. A Casa Branca disse que tinha recuperado todas as bombas. Documentos que deixaram de ser secretos em 2001 revelam que uma das bombas não foi encontrada. Uma mentira grave, já que a Dinamarca, um membro da NATO, proibiu qualquer bomba nuclear nos seus territórios.
{relacionados}
Voo 655
O avião iraniano abatido
A 3 de Julho de 1988, um avião de passageiros iraniano cumpria a sua rota-padrão em espaço aéreo iraniano quando, minutos após descolar, foi abatido pela marinha norte-americana. Os 290 passageiros a bordo morreram. Os EUA afirmaram ter julgado que a nave era um avião de combate e que o tinham tentado contactar, mas não obtiveram resposta. Documentos secretos entretanto divulgados comprovam que a versão dos factos descrita pela marinha norte-americana era mentira e até hoje não se sabe por que razão o avião foi abatido.
Northwoods
o “inside job” original
Eis um segredo que torna as piores teorias da conspiração plausíveis. Na década de 1960, o alto comando militar dos EUA aprovou um plano para gerar medo na população norte-americana e lançar a culpa sobre os comunistas em Cuba. Chamado Operação Northwoods, o plano que mais tarde viria a ser rejeitado envolvia ataques a alvos civis e bombardeamentos na capital do país e outras cidades, além de aviões a serem desviados por terroristas. Lembra o 11 de Setembro? Não diga isso que vão chamá-lo maluco.
Nixon e o Vietname
sabotagem das negociações de paz
Outro dos horrendos segredos dos EUA foi o deliberado esforço de sabotagem das conversações de paz que poderiam ter levado a um final antecipado da Guerra do Vietname e salvo 22 mil soldados norte--americanos. Mas toda a campanha de Richard Nixon era baseada neste conflito. Um dos homens de Nixon contactou o outro lado e pediu tempo para que o candidato pudesse ganhar as eleições. Em troca, oferecia um acordo melhor aos vietnamitas. Nixon ganhou por 1% a eleição e arrastou a guerra por mais cinco anos.
Invasão do Iraque
o Lendário arsenal de saddam
Há 13 anos, os serviços secretos norte-americanos concluíram num documento secreto de 93 páginas, que viria a ser usado para justificar a invasão do Iraque, que faltavam aspectos decisivos de informação para decidir se o regime de Saddam Hussein tinha armas de destruição maciça. A administração Bush citou esse relatório como prova do contrário. Este ano, uma versão sem a vasta censura de que o documento fora alvo em anteriores divulgações comprovou que o governo norte-americano mentiu e fabricou um motivo para invadir o Iraque.