Sete barras fechadas e duas condicionadas devido à previsão de agitação marítima

Sete barras fechadas e duas condicionadas devido à previsão de agitação marítima


Sete barras marítimas do continente estão hoje fechadas a toda a navegação e outras duas estão condicionadas devido à previsão de agitação marítima forte, informou a Marinha portuguesa.


Segundo informação disponível às 12:00 na página da Marinha na Internet, estão fechadas à navegação as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, São Martinho do Porto e Faro.

A Marinha informa ainda que a barra de Aveiro está condicionada a “embarcações de comprimento de fora a fora inferior a 15 metros” e a da Figueira da Foz a embarcações com comprimento inferior a 35 metros.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso vermelho, de situação meteorológica de risco extremo, o distrito de Faro devido à previsão de “período de chuva forte e persistente” entre as 09:00 e as 15:00 de hoje.

No sábado à noite, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) havia já alertado para a precipitação e vento forte previstos para hoje, sobretudo, nos distritos de Beja e Faro.

O distrito de Beja mantém-se, por causa disso, sob aviso laranja da meteorologia, o segundo mais grave e que é emitido quando há uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

  O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte períodos de céu muito nublado, com períodos de chuva, e uma pequena subida da temperatura máxima. Já para as regiões centro e sul, prevê céu geralmente muito nublado e períodos de chuva, por vezes forte, em especial na região Sul, sendo persistente em alguns locais do Baixo Alentejo e Algarve.

Há ainda “condições favoráveis à ocorrência de trovoada”, segundo o IPMA.

Lusa