Até acontece os sintomas aparecerem de forma tão subtil que muita gente acaba por confundir com sintomas de outros problemas como, por exemplo, de uma constipação.
O mais comum é ter a certeza de que se tiver um esgotamento no trabalho vai certamente aperceber-se a tempo, mas a verdade é que na maioria das vezes isso não acontece.
Por isso, o “The Muse” fez uma lista dos sintomas que afectam quem já está numa fase mais séria de desgastes e aponta também algumas soluções que podem ajudar.
Veja esta lista de sintomas e perceba se está a ser afectado pelo stress de uma forma mais agressiva do que aquilo que pensava.
– Começa a ser cínico
Acha que está a recorrer mais ao sarcasmo do que o normal? Até com as pessoas que sempre o trataram bem começa a ser cada vez mais irónico? O melhor é parar e pensar o que está a motivar isso. Tente perceber se começa a ser uma forma de se defender para esconder o cansaço.
– Sente que apenas quer poder desaparecer?
Pensar em evitar os colegas e o local de trabalho é outro mecanismo de defesa para se distanciar daquilo que o rodeia e significa que pode estar a ser mais afectado pelo stress do que aquilo que pensava.
Atenção que pode sentir-se assim por colocar demasiada pressão sobre si mesmo. Não há sucesso que seja atingido rapidamente.
– A complicação das tarefas simples
Se de um momento para o outro deixou de dar atenção a pequenos pormenores que antes eram importantes para si tenha atenção. Pode ser um aviso.
– Tem a sensação de que está sempre muito cansado
Depois de descansar não é normal sentir-se exausto. Tenha atenção se assim que acorda sente que não se quer levantar para fazer o que quer que seja.
– O descontentamento só aumenta
Sente que não tem paciência nenhuma no trabalho? Está sempre a queixar-se do seu chefe e dos seus colegas? É óbvio que as suas queixas e frustrações podem ter fundamento mas os sentimentos negativos também podem significar um esgotamento.
– As dúvidas já chegam a si
Se sente que não tem mérito naquilo que faz deve pensar muito bem na sua situação. Este sentimento é o sintoma mais clássico. Afecta principalmente quem mais trabalha e surge quando começam a faltar resultados (até porque tem expectativas geralmente elevadas).
Se esta lista lhe faz sentido, o melhor é ver como pode ficar a sentir-se melhor:
– Encontre-se com amigos que o fazem rir e tente ao máximo esquecer o trabalho.
– Dedique mais tempo a si mesmo. Vá ao cinema, às compras, ao teatro ou se poder vá ao spa.
– Fale com o seu chefe sobre as suas preocupações. Pode pensar que seria fazer queixas mas a verdade é que pode acabar com as tensões.
– Crie novos objectivos e encontre novas motivações.
– Marque umas férias ou aproveite um fim-de-semana para poder pensar no que realmente precisa e também para descansar e distrair-se.