Uniplaces paga renda em caso de incumprimento

Uniplaces paga renda em caso de incumprimento


O senhorio beneficia desta garantia até um ano, cancelada assim que arranjar outro inquilino.


Sair de casa antes de acabar o mês de renda vai deixar de ser uma dor de cabeça para os senhorios. Através da Garantia Uniplaces, plataforma online dedicada a alojamento de estudantes universitário, ficam assegurados esses valores em falta. “Os senhorios passam a usufruir de maior estabilidade e segurança no arrendamento a estudantes universitários, já este serviço lhes garante que não perderão dinheiro caso o estudante/inquilino decida sair antes da data estipulada na reserva”, revela ao i o co-fundador da Uniplaces Miguel Santo Amaro.

O pagamento da renda é assegurado até os senhorios encontrarem um novo inquilino. “A garantia cobre casos independentemente do valor em causa, durante o período da reserva que não for respeitado pelo inquilino até um máximo de um ano”, revela o responsável, acrescentando ainda que “a Uniplaces continua a pagar a renda de qualquer valor até um máximo de 12 meses depois de o estudante ter deixado o apartamento caso o senhorio não tenha arranjado um outro inquilino para ocupar o espaço”.

Este serviço não se aplica no caso de falha de pagamento de renda, só se destina a quem sair de casa por incapacidade financeira. Miguel Amaro chama no entanto a atenção para o facto de esta situação de falta de pagamento ser rara neste mundo do alojamento a estudantes. De acordo com o responsável, a explicação é simples: na maioria dos casos, a renda é paga pelos pais e nos casos dos estudantes internacionais esta situação é ainda mais rara. “Muitas vezes o alojamento é coberto por verbas estatais ou europeias, como a bolsa Erasmus (ou mesmo a bolsa da Uniplaces) e não há muitos pais que queiram arriscar ter os filhos a não sei quantos mil quilómetros de distância sem tecto”, salienta.

Garantia ainda não foi accionada Miguel Amaro garante que já vários senhorios pediram para ser protegidos por essa aplicação, mas para já ainda não foi aplicada nenhuma. “Ainda não houve nenhum caso de estudantes a saírem de casa antes do termo do contrato desde que se implementou este serviço”, acrescenta. De acordo com Miguel Amaro, a nova ferramenta também serve para os estudantes, sobretudo para os estrangeiros que chegam a Portugal, por exemplo, e que já não necessitam de procurar um fiador local para assegurar um contrato. Função que, para Miguel Santo Amaro, afasta a “ideia errada” de um “negócio arriscado”.

A ideia é implementar este serviço em todos os mercados onde a Uniplaces está presente, mas para já está a entrar em funcionamento de forma faseada. Neste momento a medida cobre os senhorios portugueses, espanhóis e italianos. Para Novembro está previsto o lançamento no Reino Unido, em França e na Alemanha. “Nestes países estudam milhares de estudantes portugueses, achamos que o facto de podermos substituir um fiador local vai ajudar imenso os nossos estudantes nacionais”, afirma.

Até agora a plataforma já registou mais de 30 mil quartos arrendados por estudantes de 140 nacionalidades e gerou este ano cerca de 10 milhões de euros em valores de contrato para os senhorios.