Resultado da prova de mais de 200 amostras, a classificação dos melhores vinhos pela revista italiana Spirito diVino abrangeu as regiões do Douro, Vinho Verde, da Bairrada, das Beiras e do Dão, do Ribatejo e do Alentejo.
A mais elevada pontuação nos vinhos do Douro analisados foi atribuída ao produtor Prats & Symington, com o Chyseia 2012 (95 pontos), enquanto o segundo lugar foi para a Quinta Vale D.Maria, com o Vinha da Francisca 2012.
A Quinta do Soalheiro e a Quinta da Pedra (da IdealDrinks) foram as escolhidas para liderar entre os vinhos verdes, com o Reserva Alvarinho 2013 e o Alvarinho 2013, ambos classificados com 92 pontos.
Quando a região analisada é a Bairrada, o primeiro lugar foi para a Colinas de São Lourenço, com o vinho Principal Rosé Tête de Cuvée 2012 (95 pontos) e o segundo para o mesmo produtor, com o Principal Grande Reserva 2011, igualmente da IdealDrinks.
A Quinta da Falorca teve o Garrafeira Old Vines 2009 a liderar o grupo de Dão e Beira, com 93 pontos, enquanto a Quinta de Bella Encosta, com o Dom Bella Pinot Noir 2012, foi o segundo classificado.
No Ribatejo, os especialistas italianos gostaram mais do Tejo Trincadeira Preta Vinhas Velhas 2011, da Casa Cadaval, e do Tejo 2008, da Quinta do Alqueve, ambos com 92 pontos.
Na região Alentejo, lideraram, com 92 pontos, a Herdade dos Grous, com o seu Alentejano Reserva 2011, e a Herdade São Miguel, com o Alentejano Reserva 2011.
A degustação dos vinhos foi realizada por três dos especialistas da revista que, depois, na reportagem, vão apresentando as características de cada região, ao mesmo tempo que destacam a evolução de Portugal neste sector.
Para a capa, os responsáveis da "Spirito diVino" escolheram um investidor nos vinhos portugueses, Carlos Dias, presidente da IdealDrinks, uma empresa nacional presente também em Hong Kong, Macau, Brasil e Angola.
Ao longo de quase 40 páginas, os jornalistas apresentam as regiões vitivinícolas portuguesas, mas também falam do país, da cultura e da história, reflectidas nas muitas fotografias publicadas de paisagens do Porto, das vinhas, do Douro, do Tejo.
Listam igualmente propostas de restaurantes e hotéis no Douro e no Porto, em Lisboa, Alentejo, Algarve e Madeira, além de lembrarem que a companhia aérea portuguesa tem uma carta de vinhos nacionais, com 13 exemplos na classe Business e cinco na Económica.
Lusa