Aprenda a poupar na factura da electricidade

Aprenda a poupar na factura da electricidade


Há pequenas mudanças de comportamento que representam verdadeiras poupanças no fim do mês.


Há alguns truques que pode usar para conseguir poupar algum dinheiro na factura da luz e ao mesmo tempo conseguir aliviar o seu orçamento familiar.

Mas se por um lado há soluções em que pode apostar que não exigem qualquer tipo de investimento – é o caso, por exemplo, da mudança de hábito – há também alternativas em que tem de gastar. É o caso do serviço oferecido pela EDP. Trata-se do re:dy, que tem como objectivo ajudar as famílias a controlar o consumo de luz mas custa 170 euros por ano. A EDP promete em troca poupanças entre os 10% e os 20%.

Esta solução tem como alvo prioritário os clientes com facturas mais elevadas, dá informação em tempo real, através da internet ou de smartphone, sobre o consumo dos equipamentos eléctricos existentes na habitação, permitindo ligá–los ou desligá-los ou ainda programá--los para as horas em que as tarifas são mais baratas, mesmo que se encontre fora de casa. Além disso, fornece uma análise histórica de consumos e ferramentas de controlo orçamental. Ou seja, ajuda, por exemplo, a projectar o consumo em função do valor da factura que se pretenda pagar no final de cada mês.

Mas há outros truques a que pode recorrer que fazem toda a diferença no fim do mês. Opte por electromédicos ecológicos – prefira aparelhos com etiqueta energética de classe A, A+ ou A++, pois têm um consumo de energia bastante inferior aos modelos de classes mais baixas – e declare guerra aos aparelhos em stand-by. 

A explicação é simples: o consumo anual médio em stand-by estimado para cada lar corresponde a um peso de cerca de 5,2% na factura energética anual.
Utilize apenas lâmpadas de baixo consumo. Faz uma grande diferença no final do mês, já que a iluminação é responsável por cerca de 10% da factura de energia.

No Inverno modere o aquecimento, uma vez que este absorve cerca de 25% dos custos com a energia doméstica.

Aprenda a moderar esta despesa não aquecendo mais que o necessário. O simples facto de regular o termóstato para 20 graus em vez 22 representa poupanças elevadas no consumo.