Porto-Braga em dia de Dérbi. Destino ou coincidência?

Porto-Braga em dia de Dérbi. Destino ou coincidência?


É a quinta vez na história que os clubes se juntam na mesma jornada e não há registo de vitórias dos Sportings.


O sorteio do campeonato é assim, tem destas coisas. Tira-se uma bola, depois outra, mais uma, e às tantas habemus calendário.

Em 81 edições da prova, é a quinta vez que a jornada reúne um Benfica-Sporting e um Porto-Braga. Nas outras quatro nenhum dos Sportings ganha. E só pontuam uma única vez, em 2001-02 (obrigado Cajuda, obrigado Bölöni). É ver para crer.

26 MAIO 1985 É a penúltima jornada e o Porto de Artur Jorge já é campeão na recepção ao Braga na Póvoa de Varzim. Quer isso dizer, abrandar o ritmo? Nada disso, aquilo é uma máquina. Vai daí, Gomes e Eurico garantem o 2-0 aos 51 minutos. Desconta Serra aos 61’.

Na Luz, o dérbi é mais equilibrado. Ao intervalo, 1-1. Cortesia de Nené e Romeu. Na segunda parte, a equipa do húngaro Pal Csernai desfaz dúvidas (bis de Nené e 3-1 de Diamantino) sobre a de Pedro Gomes, o 112 leonino após a saída abrupta do galês John Toshack, e assegura o terceiro lugar, atrás do Sporting e à frente do Boavista, que ultrapassa o Portimonense in extremis.

6 Março 1988 É a era dourada do Porto de Ivic, campeão mundial e vencedor da Supertaça europeia nessa época 87-88. Também se sagraria campeão nacional, com 15 pontos de avanço sobre o Benfica. À 24.a jornada a vantagem ainda é de sete.

Nas Antas, 3-0 ao Braga. Mais uma vez, Gomes. Marca o 1-0 e o 2-0, de penálti.Quem fixa o marcador é Semedo, em cima dos 90’. Na Luz, oSporting assusta o Terceiro Anel com o golo madrugador de Paulinho Cascavel, aos 2’. A reacção da equipa de Toni é imediata: aos 12’ e 15’, Magnusson dá a volta. Rui Águas faz o 3-1 à meia hora. Na segunda parte, Rui completa a vitória folgada. Nesse dia oSporting desce do terceiro para o quinto lugar, culpa de Coelho (Boavista, 1-0 ao Vitória) e Mapuata (Belenenses, 1-0 ao Marítimo).

15 dezembro 2001 Aviso prévio, é um momento surpreendente do futebol português. OSporting é campeão em 2000, o Boavista em 2001 e oSporting em 2002. Então o Porto e oBenfica? Pois…
O onze de Octávio Machado é uma nulidade (0-0). E a melhor é esta: o Braga de Cajuda eliminaria o Porto da Taça naquele mesmo estádio (Antas) um mês depois. Na Luz, o Benfica ganha avanço por Simão e Zahovic antes de perder Andrade por duplo amarelo. Empataria Jardel com dois golos em três minutos ao cair do pano, um de penálti (só visto por Duarte Gomes), outro de cabeça.

26/27 Novembro 2011 No sábado, Javi García decide o dérbi a favor do invicto Jesus (1-0). No domingo, o invencível Porto de Vítor Pereira ainda se assusta com o bis de Lima nos últimos minutos (3-2).Contas feitas, o Porto é líder à 11.a jornada por um só golo.