O líder do PS está esta quinta-feira reunido com o grupo parlamentar do PS e nesse encontrou já propôs o nome do ex-líder parlamentar Eduardo Ferro Rodrigues para candidato à Presidência da Assembleia da República. António Costa vai ainda propor a Carlos César para a liderança da bancada parlamentar, tal como o i já tinha avançado.
A eleição do próximo presidente do parlamento acontece já amanhã à tarde, no dia em que a Assembleia da República toma posse e requer maioria absoluta dos deputados. A coligação também irá apresentar um candidato. De acordo com o novo quadro parlamentar, a esquerda (PS, PCP e BE) tem maioria na Assembleia da República. O anúncio do nome de Ferro Rodrigues mereceu aplausos dos deputados socialistas.
Nas próximas semanas decorrerá a eleição do presidente do grupo parlamentar, com Costa a querer que esse cargo fique entregue a Carlos César, o presidente do partido e ex-presidente do governo regional dos Açores. Na reunião do grupo parlamentar que está a decorrer na Assembleia da República Costa começou por fazer uma longa intervenção (de cerca de uma hora) onde explicou todas as diligências feitas até agora para tentar garantir condições de governabilidade. O líder do PS foi mandatado há duas semanas pela Comissão Política Nacional do partido para negociar esta solução à esquerda e à direita. Na noite desta quinta-feira, Costa debaterá com este mesmo órgão do partido as condições de governabilidade que anunciou há dois dias ter conseguido garantir com o PCP e o BE.