Canadá. Trudeau vai acabar com ataques  ao Estado Islâmico

Canadá. Trudeau vai acabar com ataques ao Estado Islâmico


Novo líder canadiano e Obama prometeram fortalecer relações.


O novo primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, disse ontem ao presidente americano Barack Obama que vai retirar os seis aviões de combate canadianos que estão na Síria e no Iraque para combater o Estado Islâmico. 

Apesar de o Canadá ser um “forte membro da coligação contra o grupo extremista do Estado Islâmico”, Trudeau disse numa conferência de imprensa que explicou a Obama que durante a campanha eleitoral assumiu o compromisso de acabar com a missão de combate e, por isso, vai cumprir as suas promessas.

Apesar do anúncio, o líder canadiano não anunciou uma data fixa para retirar as tropas dos territórios sírio e iraquiano.
“Eu comprometi-me a continuar a exercer de forma responsável os objetivos a que nos propusemos e entendo que o Canadá desempenha um papel muito importante na luta contra o Estado Islâmico, mas ele [Barack Obama] entende os compromissos que fiz em torno de acabar com esta missão de combate”, disse Trudeau, numa conferência de imprensa após a vitória eleitoral.

Durante a reunião, foram tratados outros assuntos sobre a relação entre os EUA e o Canadá. Segundo fontes da Casa Branca, Obama e Trudeau “concordaram com a importância de se aprofundar a forte relação entre os EUA e o Canadá”. “Eles comprometeram-se a trabalhar juntos para atingir um acordo ambicioso e duradouro sobre a mudança climática” numa reunião sobre o clima que acontecerá em Dezembro, em Paris.

Segundo a BBC, o novo primeiro-ministro canadiano prometeu, durante a campanha eleitoral, acolher cerca de 25 mil refugiados sírios até ao final do ano, promessa essa que pretende cumprir.