O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, marcou uma reunião de líderes para domingo, 25 de Outubro, para discutir os fluxos migratórios ao longo da rota dos Balcãs Ocidentais, devido à situação de emergência que se vive nos países situados ao longo desta, que “torna necessária uma cooperação muito maior, um processo de consulta mais alargado e uma acção operacional imediata”.
A reunião, que terá como representantes os chefes de estado ou de governo, tem como objectivo chegar a acordo sobre conclusões operacionais comuns que possam ser postas em prática imediatamente.
Estarão presentes a Áustria, Bulgária, Croácia, antiga República jugoslava da Macedónia, Alemanha, Grécia, Hungria, Roménia, Sérvia e Eslovénia, além do presidente do Conselho Europeu, a presidência luxemburguesa do Conselho da UE e o alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados. O Gabinete Europeu de Apoio em matéria de Asilo (EASO) e a Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (Frontex) estarão também representados.