Ilhas gregas. Procura faz disparar preços para os três mil euros por m2

Ilhas gregas. Procura faz disparar preços para os três mil euros por m2


No espaço de um ano, os preços subiram. Mas há quem opte por comprar ilhas inteiras, como W. Buffett e Johnny Depp. 


A crise que afecta a Grécia está a fazer disparar um novo negócio: a venda de ilhas. O país tem cerca de seis mil ilhas, entre propriedade privada e estatal, e cerca de uma dezena estão no mercado. A procura tem sido grande, como conta ao i o license partner da Engel & Völkers em Rodes, Georg Petras, que não tem dúvidas em afirmar que “este é o melhor momento para investir em imobiliário grego”. A explicação é simples: os preços praticados na ilha de Rodes são mais atractivos em relação a outros destinos internacionais e “agora que o futuro da Grécia na zona euro parece seguro, a procura de imóveis de elevada qualidade aumenta e o mercado imobiliário torna-se mais estável”.

A agência imobiliária alemã, vocacionada para o mercado de luxo, viu aumentar a sua receita em 45% nos primeiros quatro meses do ano em relação a igual período do ano anterior e a procura de imóveis prime subiu cerca de 20%. 
“A crise financeira teve um impacto mais fraco nos preços de segunda habitação de luxo em Rodes do que no mercado de primeira habitação. Durante a crise registou-se uma ligeira queda do preço das residências de férias de prestígio, que estão novamente em ascensão graças à grande procura”, salienta Georg Petras.

Na maioria dos casos, os proprietários de casas de férias e residências de luxo são estrangeiros com grande poder de compra ou expatriados gregos. 

“Geralmente, adquirem a sua propriedade sem recurso a empréstimo bancário (ou empréstimos reduzidos), o que significa que não sentem pressão para a venda”, salienta o responsável. Essa realidade, no entender do mesmo, acaba por promover uma estabilização dos preços que são praticados.

 O maior número de pedidos para segundas residências em Rodes provém da Alemanha, Áustria e Suíça. No entanto, existem também interessados do Reino Unido, de outros países da Europa central e de países externos à União Europeia. “A procura de imóveis tem sido também impulsionada pelo crescimento do turismo, que se prevê continuar a aumentar em 2015, impulsionado pelo anúncio de novas ligações aéreas”, salienta.

Dos 1600 aos 3500 euros por m2 A agência imobiliária diz ainda que a tendência para a subida dos preços de propriedades de luxo em Rodes se manifesta na costa leste da ilha. No espaço de um ano, os preços subiram na ordem dos 500 euros por metro quadrado e atingem agora os três mil euros, no caso das propriedades com vista para o mar. Já ao sul da ilha, os preços variam entre mil euros por metro quadrado para casas tradicionais e os quatro mil euros para casas com terreno. No entanto, em Lindos – considerado património histórico e cultural e principal foco do imobiliário de luxo da ilha –, os preços vão dos 2500 até aos seis mil euros por metro quadrado. O centro e os subúrbios da cidade de Rodes são os preferidos pelos compradores de primeira habitação. Ali, o preço dos imóveis com endereços centrais varia entre 1600 e 3500 euros por metro quadrado.

Sucesso de vendas De acordo com Petras, as “casas de prestígio e em muito boas localizações são escassas, devido ao facto de Rodes ser uma ilha”. No entanto, consoante a localização e o preço, o tempo médio de permanência no mercado é de seis a 12 meses. A procura incide sobretudo em villas e moradias, especialmente na costa, com acesso directo ao mar. “Propriedades com três ou mais quartos, ornamentações de luxo e grandes parcelas de terreno atraem o interesse dos investidores que procuram activos com potencial de valorização, além de um investimento em qualidade de vida, segurança e uma garantia de rendimento para o futuro”, refere o responsável em declarações ao i.

O license partner da agência imobiliária lembra ainda que, para os cidadãos de países externos à União Europeia, a compra de um imóvel de valor superior a 250 mil euros dá-lhes o direito a uma autorização de residência na Grécia por cinco anos. Além disso, essa autorização pode estender-se indefinidamente enquanto o requerente permanecer na propriedade. “Ao contrário do que acontece noutras regiões do país, em Rodes, o registo predial de longa data assegura que os direitos dos proprietários são inequívocos”, salienta. Ao mesmo tempo, os proprietários beneficiam de um imposto de transmissão de prédios rústicos de 3%. Esta taxa em vigor desde o início de 2014 acabou por trazer, de acordo com o mesmo, “um novo impulso ao mercado”.

A verdade é que a procura não é um caso isolado. O milionário Warren Buffett e o actor Johnny Depp são alguns dos famosos que já aproveitaram a possibilidade de adquirir um pequeno pedaço do paraíso no Mediterrâneo a preço de saldo. O primeiro adquiriu a ilha St. Thomas, a 45 minutos de Atenas, por 15 milhões de euros para construir um empreendimento imobiliário, enquanto o actor comprou a ilha de Stroggilo. Também Angelina Jolie e Brad Pitt terão comprado a ilha de Gaia. “Angie apaixonou-se pela ilha e quer fazer lá a casa dos seus sonhos”, disse uma fonte próxima do casal. Os actores têm planos para construir na ilha grega seis casas, para que todos tenham privacidade.

Ilhas privadas gregas. Preços podem ir dos três aos 50 milhões de euros. Algumas já foram compradas

Península Lihnari 

Área 95 hectares
Preço 3 milhões de euros 
Localização A dez minutos do oeste de Corinto

Gaia

Área 43 hectares
Preço 3,7 milhões de euros 
Localização Mar Jónico 

Stroggilo

Área 54 hectares
Preço 4,4 milhões de euros 
Localização Dodecaneso

Nissos Sofia

Área 43,5 hectares
Preço 5,5 milhões de euros 
Localização Mar Jónico 

Kardiotissa 

Área 280 hectares
Preço 6,5 milhões de euros 
Localização Mar Egeu

Nafsika

Área 1235 hectares
Preço 6,9 milhões de euros 
Localização Mar Jónico

ST. Thomas

Área 300 hectares
Preço 15 milhões de euros 
Localização Golfo Sarónico

Aegean do Norte

Área 6 hectares
Preço 35 milhões de euros 
Localização Chora

Dulichium

Área 1335 hectares
Preço 40 milhões de euros 
Localização Mar Jónico

Omfori

Área 1112 hectares
Preço 50 milhões de euros 
Localização Mar Jónico