Os novos cartões da Caixa têm serigrafia de Júlio Pomar

Os novos cartões da Caixa têm serigrafia de Júlio Pomar


Cartões de crédito e de débito chegarão a todos os clientes no prazo máximo de quatro anos.


A Caixa Geral de Depósitos (CGD) apresentou esta terça-feira os novos cartões de débito e de crédito, com um retrato de Fernando Pessoa feito pelo pintor Júlio Pomar, e que irão chegar a todos os clientes no prazo máximo de quatro anos.

A apresentação do novo grafismo dos cartões da Caixa foi feita no edifício-sede do banco público, em Lisboa, com a presença de Júlio Pomar e do presidente executivo da Caixa CGD, José de Matos.

"Pretendemos que estes cartões sejam um acto de promoção da cultura portuguesa. E fazemos dupla homenagem ao maior escritor, Fernando Pessoa, e ao mestre Júlio Pomar, que interpretou graficamente Pessoa e a obra de Pessoa", disse José de Matos na apresentação da série de cartões com a nova imagem.

Júlio Pomar, a quem foi desafiado explicar a serigrafia, mostrou-se discreto, lembrando que tem com as obras uma "relação afectiva" como a de um pai para com um filho.

Esta serigrafia apresenta um triplo retrato de Pessoa, numa alusão aos heterónimos Ricardo Reis e Álvaro de Campos.

Os cartões já estão a chegar aos clientes da Caixa, devendo todos os cartões de pagamento ser substituídos por estes com a imagem de Pessoa retratada por Pomar no prazo de quatro anos.

Lusa