Honório Novo: “José Lellos há em todos os partidos”

Honório Novo: “José Lellos há em todos os partidos”


“Não há indícios de que as negociações estejam a correr mal”.


O antigo deputado do PCP Honório Novo defende que há uma “vontade genuína” à esquerda de encontrar uma solução que evite um governo PSD/CDS. E se no PS como no próprio PCP se levantam dúvidas sobre esse cenário – o “Público” referia ontem que há dirigentes comunistas que consideram que um acordo com Costa é demasiado arriscado –, o antigo deputado tem uma resposta para isso: “José Lello há em todos os partidos”. Uma referência ao ex-deputado socialista que se tem mostrado radicalmente contra um acordo à esquerda.

Honório Novo diz não ter dúvidas de que a “esmagadora maioria dos militantes e simpatizantes” dos partidos de esquerda, comunistas incluídos, é a favor de um acordo que trave o caminho à coligação de direita e viabilize no parlamento um governo minoritário dos socialistas. Um desejo que, por agora, estará bem encaminhado. “Tanto quanto sei não há nenhum indício de que as negociações – com as dificuldades próprias das negociações – estejam a correr mal, pelo contrário”, diz ao i. Quanto às vozes dissonantes são “afirmações laterais”, acrescenta, sublinhando que, no que ao PCP diz respeito, “o que vier a ser o desenlace final é para cumprir”.

Sobre as críticas de que um governo de esquerda não oferecerá estabilidade, o antigo deputado, que deixou a bancada comunista na última legislatura, defende que a questão “se coloca exactamente nos mesmos termos com um governo de direita” – que também não terá qualquer garantia de viabilização ao longo de toda a legislatura. Quanto à hipótese de Cavaco exigir maiores garantias de estabilidade, Honório aponta para a proximidade das presidenciais: “Há que esperar que em boa hora se vá.”