Em declarações à agência Lusa, o director da área de negócios, João Geirinhas, explicou que o evento, organizado pela Revista de Vinhos desde 2000, tem vindo “a crescer ano após ano”, tendo “a primeira edição contado com 29 produtores de vinhos portugueses, número que aumentou para mais de 400 este ano”.
“No primeiro encontro, em 2000, fomos visitados por 1.700 pessoas. Em 2014, os visitantes subiram para 17.000 e esperamos ser visitados no Centro de Congressos da Lisboa [onde volta a decorrer esta edição], na Junqueira, em Alcântara, este ano por 18.000 a 19.000 pessoas”, disse o responsável, adiantando que o investimento global realizado com este evento é superior a 600.000 euros.
É o mais antigo evento, existe há 16 anos, e é o maior encontro vínico e gastronómico realizado em Portugal, reunindo num mesmo local as diferentes regiões do país.
“Por parte dos produtores de vinho, por exemplo, é ‘O evento do ano’. Reúne mais de 400 produtores e mais de 2.000 vinhos à prova”, disse João Geirinhas à Lusa, acrescentando que o evento põe "em contacto dois elos da cadeia – produtores e consumidores”.
É uma mostra de vinhos, gins e outros destilados, mas também de muitos sabores e acessórios de vinhos. Terá também actividades paralelas, nomeadamente, provas especiais, seminários, apresentações, entregas de prémios.
Destina-se ao grande público (sexta-feira, sábado e domingo), mas é igualmente um evento de negócios, tendo um dia destinado a profissionais (segunda-feira).
No âmbito do encontro deste ano realizam-se três concursos: o Concurso de Vinhos 'A Escolha da Imprensa', o 'Concurso Carta de Vinhos' e o 'Concurso Queijos de Portugal'.
Em parceria com as startups DrivU e Vinha, o Encontro com o Vinho e Sabores 2015 tem como novidade este ano o regresso a casa e a entrega de vinhos ao domicílio com “conforto e segurança”, destacou ainda o responsável.
“Se a DrivU vai possibilitar que os visitantes do evento regressem a casa em segurança no seu próprio carro, a Vinha ficará responsável pela entrega ao domicílio dos vinhos adquiridos na feira”, esclareceu.
A organização do encontro quer assim assegurar que este seja “um evento onde mobilidade, conforto e segurança são palavras-chave”, frisou João Geirinhas, lembrando também que “o aumento do espaço da feira para mais um pavilhão na edição anterior foi já reflexo desta premissa. Este ano queremos não só garantir uma boa mobilidade, conforto e segurança dentro de portas, mas também fora delas”.
Este ano, o encontro volta a ter uma acção de sensibilização com a assinatura da 'Wine In Moderation', que vai ter “brigadas” a fazer testes de álcool à saída do evento.
No campo das novidades, os visitantes vão poder comprar os vinhos no evento, directamente ao produtor e não na agora extinta loja de vinhos do evento e degustar alguns dos mais de 2.000 néctares à prova.
Lusa