Novo Dicionário de Comunicação integra palavras desconhecidas para várias gerações

Novo Dicionário de Comunicação integra palavras desconhecidas para várias gerações


Lançamento é amanhã em Lisboa e insere-se no projecto do NewsMuseum.


O NewsMuseum, que vai abrir em Sintra em Março, no antigo Museu do Brinquedo, lança amanhã o seu primeiro livro, o Novo Dicionário da Comunicação, na Escola Superior de Comunicação Social, em Benfica. Trata-se da primeira obra do novo projecto liderado por Rodrigo Moita de Deus, e que nasceu de uma discussão sobre palavras desconhecidas para um grupo de profissionais ligados à comunicação.

O documento acabou por ser partilhado entre pessoas de diferentes gerações, desde as mais antigas às mais jovens e até à geração snapchat , que foram acrescentando novas expressões e respectivas definições. Outra novidade do livro é o ter-se concluído que houve inúmeras palavras que foram transformadas em verbos, como googolar ou blogar “para horror da maioria dos professores portugueses”, disse Rodrigo Moita de Deus ao i.

O suporte escolhido acabou por ser o papel, afinal de contas o único material imutável depois de publicado.

O objectivo desta obra é apoiar todos os que estão a entrar para o mundo da comunicação mas também para os que já trabalham nesta indústria há vários anos.

O NewsMuseum pretende editar três livros por ano, sendo o próximo sobre a Agência Noticiosa de Informação, criada em 1944, que depois se transformou na ANOP e hoje é conhecida por Lusa.