Luz. 73% dos clientes já estão no mercado livre

Luz. 73% dos clientes já estão no mercado livre


A EDP Comercial manteve a sua posição como principal operador no regime de mercado em número de clientes.


Mais de 70% dos consumidores já estão no mercado liberalizado de electricidade, revelam os dados da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), divulgados esta segunda-feira.

O mercado livre alcançou um número acumulado de cerca de 4.187 milhões de clientes em Agosto, com um crescimento líquido de cerca de 47 mil clientes face a Julho de 2015. O número de clientes no mercado livre cresceu 1,1% em Agosto face a Julho, crescimento semelhante ao registado no mês anterior. Desde Agosto de 2014, o número de consumidores no mercado livre cresceu 36%, a uma taxa média mensal de 2,6%.

 A EDP Comercial manteve a sua posição como principal operador no regime de mercado em número de clientes (84,5% do total de clientes) e em consumos (cerca de 43,3% dos fornecimentos). Face a Julho de 2015 a sua quota manteve-se em número de clientes, tendo a sua quota em termos de consumo reduzido em 0,2 pontos percentuais (43,3%).

A restante quota de mercado é divida pela Galp (6,2%) a Iberdrola (1,9%), a Goldenergy (1,5%), a GN Fenosa (1,0%), a Ylce (0,2%) e a Endesa (4,4%) e que mantiveram a sua posição.

Já a Endesa é o novo líder do segmento de grandes consumidores desde Julho (26,5%). A EDP Comercial ocupa o segundo lugar (22,5%).

Os consumidores que ainda estão no mercado regulado dispõem de um período transitório até 31 de Dezembro de 2017 para escolherem um novo fornecedor de electricidade. Ao todo, são 1,7 milhões de clientes que ainda continuam sujeitos a tarifas transitórias que são definidas pela ERSE.

Recorde-se que, os consumidores que já escolheram um comercializador em regime de mercado não podem regressar ao mercado regulado, a menos que sejam clientes vulneráveis, ou seja, que beneficiem da tarifa social.