António Vitorino prevê a vitória de Marcelo Rebelo de Sousa à primeira volta. O socialista, que chegou a ser desafiado por António Costa para se candidatar a Belém, pensa que "não vai haver segunda volta" nas eleições presidenciais.
Vitorino comentava na SIC-Notícias a decisão do PS de só apoiar uma candidatura na segunda volta. "Estão a contar com uma segunda volta que pode não acontecer. Acho que [a eleição] vai ficar resolvida na primeira volta", disse o ex-ministro de António Guterres, no dia em que Maria de Belém apresentou a candidatura à presidência da República.
A única hipótese de Marcelo não vencer à primeira volta seria Rui Rio entrar na corrida, mas Vitorino confessou que já perdeu "a esperança" que isso possa acontecer. Marcelo "tem todas as hipóteses de ganhar", admitiu.
A socialista Maria de Belém apresentou hoje a sua candidatura e contou com o apoio de Manuel Alegre, Almeida Santos, Alberto Martins e Jorge Coelho.
As presidenciais dividem os socialistas desde que Sampaio da Nóvoa se lançou na corrida. Ao lado do ex-reitor estão também figuras com peso no PS como Mário Soares, Jorge Sampaio ou António Arnaut.