Afinal não é só a Volkswagen a poluir mais do que é permitido, apesar de ser, para já, a única a admitir que usou chips para manipular as emissões emitidas. As emissões de alguns modelos da Mercedes-Benz e das japonesas Honda, Mazda e Mitsubishi também superam em várias vezes os limites, revela o “The Guardian”.
De acordo com o mesmo jornal, há vários modelos com motorização diesel da Mercedes-Benz, Honda, Mazda e Mitsubishi emitem mais gases poluentes na estrada do que nos testes em laboratório. Alguns modelos com tracção às quatro rodas da Honda emitem até 20 vezes os limites quando são levados para a condução real em estrada.
Em causa estão os dois gases nocivos que compõem a mistura conhecida como NOx, altamente nociva para a saúde humana e para o meio-ambiente.
Já na semana passada, o jornal tinha revelado que os carros diesel da Renault, Nissan, Hyundai, Citroen, Fiat, Volvo e Jeep emitem mais NOx quando são conduzidos em circunstâncias reais do que no laboratório. Ou seja, os veículos passam os testes de laboratório previstos na legislação europeia, mas a forma como os motores funcionam leva a que, automaticamente, as emissões em circunstâncias reais de condução sejam muito superiores em relação aos números avançados em testes.
A Honda, Mazda e Mitsubishi garantem que cumprem a legislação em vigor, já a Mercedes-Benz admite que “dado que as condições de condução em circunstâncias reais não reflectem, de um modo geral, as condições em laboratório, os valores podem divergir dos valores estandardizados”.