A abertura, pelas 18:00, cabe ao Sangue Novo, projecto destinado a jovens finalistas de cursos de Design de Moda ou que estejam a iniciar a sua marca, com a apresentação das propostas de Banda (Tiago Loureiro e Aloísio Rodrigues), Carolina Machado, Cristina Real, David Catalán, Inês Duvale, Patrick de Pádua, Rúben Damásio, Sara Santos e Tânia Nicole.
O desfile do Sangue Novo terá como convidada a dupla espanhola CarlotaOms (Elisabet Carlota e Elisenda Oms), no âmbito da parceria da ModaLisboa com o festival de moda holandês FashionClash.
Depois serão apresentadas as colecções de Away To Mars e Catarina Oliveira, ambas inseridas na plataforma LAB (dedicada aos novos talentos), nos Paços do Concelho, e as de Luís Carvalho (que sai do LAB) e de Carlos Gil, no Pátio da Galé. Carlos Gil leva à ModaLisboa a colecção que apresentou em Setembro na semana da moda de Milão.
Mas a ModaLisboa é mais do que desfiles, que são acessíveis apenas por convite.
Nesta edição, regressa o Wonder Room, uma ‘pop-up store’ (loja temporária) de marcas nacionais, que tem as portas abertas ao público no espaço do BPI na Praça do Município.
Ali, entre as 15:00 e as 22:00, será possível ficar a conhecer e adquirir o trabalho de 22 marcas nacionais emergentes.
Já nos Paços do Concelho é possível visitar duas exposições, entre as 16:00 e as 22:00 de hoje e as 14:00 e as 22:00 de sábado e domingo.
Além da exposição 'Sangue Novo', está patente a 'Portuguese Shoes', que "revelará uma selecção das propostas de calçado apresentadas em passerelle, resumindo a aproximação cada vez mais forte entre a indústria do calçado e o design", segundo a organização.
Lusa