Vital Moreira diz que o PS está “a brincar com o fogo”

Vital Moreira diz que o PS está “a brincar com o fogo”


“Trazer o PCP e o BE para a esfera do governo pode ser uma receita para o desastre”, diz o ex-eurodeputado do PS.


O ex-eurodeputado socialista Vital Moreira diz que o PS está a “brincar com o fogo ao negociar o cenário pós-eleitorais com a extrema-esquerda parlamentar sem excluir à partida a hipótese de uma aliança de governo”.

Vital Moreira, simpatizante do PS e ex-deputado comunista, defende que “trazer o PCP e o BE para a esfera do governo e apagar a fronteira entre a "esquerda de governo" e a "esquerda de protesto" pode ser uma receita para o desastre. Do PS”.

A reacção do constitucionalista surge após o encontro de António Costa com o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa. Vital classifica a disponibilidade do PCP e do BE como “oportunista”.

“Primeiro, a visceral hostilidade anti-socialista de ambos, como se o PS fosse o seu inimigo principal, não facilita nenhuma coabitação leal. Segundo, há uma manifesta incompatibilidade entre as suas propostas e as exigências de rigor orçamental a que Portugal se encontra vinculado, o que os levaria a tirar o tapete ao governo ao primeiro orçamento. Terceiro, e sobretudo, entre o PS e a esquerda radical não há só uma diferença de grau, mas uma diferença de natureza e de filosofia política. A chamada esquerda declina-se no plural”, escreve o ex-deputado do PS no Parlamento Europeu.